ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

ITABAIANA CONSEGUE REDUÇÃO DO LIRAa, ÍNDICE QUE MOSTRA INCIDÊNCIA DE DENGUE


18.Set.2018

Dados da Vigilância Epidemiológica do município de Itabaiana, revela números animadores sobre a redução do LIRAa -Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, uma amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti em um município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue, segundo o Ministério da Saúde.

Uma ferramenta para ajudar a mapear quais são os locais com auto índice de infestação do mosquito e consequentemente alertar os possíveis pontos de epidemia da doença. Foi desenvolvido em 2002 pelo MS para atender as necessidades dos gestores. “Ele é feito a cada dois meses, antes ele deu 3.9 e agora esse mês ele apresentou 1.6, dessa forma podemos criar ações para diminuir essa infestação, são sorteados aleatoriamente os quarteirões pesquisados, e a partir disso, identificados as áreas de infestações e principais criadouros.

De acordo com a coordenação de Vigilância Epidemiológica do município, é a partir do LIRAa que serão oferecidos subsídios para a tomada de ações e decisões. “Aqui em Itabaiana existia um trabalho realizado apenas na área urbana e agora fomos para a área rural”, explica a coordenadora do núcleo, Laís Menezes.

ESTRATÉGIAS

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica, a estratégia é a criação de uma equipe para a realização de visitas. No caso das áreas rurais (principais povoados e que apresentam mais casos), as visitas são realizadas há cada seis meses, onde são realizados trabalhos de orientações, verificações de caixas d’água e focos de possíveis locais de reprodução dos mosquitos e com base nesse levantamento, ocorre o tratamento das caixas receptoras de água.

Outro ponto utilizado na guerra contra o mosquito, é a utilização de homens bombas do bem, denominação utilizada para os agentes que se utilizam de equipamentos de pulverização.

“A população entende que precisamos da ajuda dela e percebemos que elas estão colaborando. Orientamos que os agentes estão sempre fardados e com o foco no trabalho, esperamos que no próximo LIRAa, consigamos estar abaixo de 1”, finalizou Laís.

18.Set.2018
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00