GALPÃO DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS É INAUGURADO EM ITABAIANA

18.Set.2018 , atualizado em 20.Fev.2019

Na última sexta-feira, 14, o Consórcio do Agreste Central Sergipano – CPAC, em parceria com a Prefeitura de Itabaiana, por meio de diversas secretarias como Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Social, Agricultura e Educação, inaugurou o Galpão Regional de Triagem e Materiais Recicláveis “Engenheiro Civil Thiago Pietro Campos Vergne”.

O espaço, localizado as margens da rodovia Rota do Sertão e que dá acesso a diversas localidades do Alto Sertão de Sergipe, irá beneficiar 20 municípios consorciados, entre eles Itabaiana. Com a chegada do galpão, os municípios parceiros terão um local adequado para a distribuição do material reciclado e que, posteriormente, poderão ser comercializado para as indústrias, gerando, assim, renda e emprego para quem sobrevive da atividade.

Para quem trafega por essa região, a imagem do lixão e o cheiro que exalava – devido aos dejetos em decomposição- e a intensa revoada de aves que se utilizavam das matérias orgânicas decompostas, está com os dias contados. Isso porque, de acordo com o Ministério Público, até o dia 31 de dezembro de 2018, o lixão será desativado e a área degradada passará por um processo de recuperação.

E os avanços para o beneficio do meio ambiente não param por aí. A Gestão municipal de Itabaiana irá implantar, nos próximos dias, o sistema de coleta seletiva.

Para a secretária do Meio Ambiente do município de Itabaiana, Gisele Costa, o Centro de Triagem será importante setor de reciclagem no Estado de Sergipe. “Tudo foi desenvolvido para oferecer melhores condições de vida para os trabalhadores que se utilizavam do lixão. Tudo respeitando as leis ambientais e em consonância com o Ministério Público’ disse.

Por: Luiz Venâncio Siqueira

18.Set.2018 , atualizado em 20.Fev.2019