ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

PREFEITURA DE ITABAIANA PREPARA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA COLETA SELETIVA DE LIXO


11.Jan.2019

Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade ambiental e cidades ecologicamente corretas, a coletiva seletivo de lixo se apresenta como a maneira adequada para o descarte de lixo.
Embora também isso não seja um consenso, muitos municípios brasileiros já se apresentam de modo ecológico com a produção do lixo. Em Sergipe, por exemplo, a região de Itabaiana já se prepara para destinar corretamente o lixo descartado pela população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEPES), a coleta seletiva no município será implementada a partir de fevereiro com a licitação dos carros coletores.

COMO FUNCIONA

Ao produzir o lixo, o cidadão e até mesmo departamentos que criem material, deverão separar esse material de acordo com as especificações seletivas, como por exemplo, resíduos secos (plástico, metais, papelão etc), orgânicos (sobras de alimentos, lixo molhado), rejeitos (lixo de banheiro, papel higiênico, cotonetes, fraldas) e resíduos secos ( vidros).
“O objetivo é reciclar o lixo, melhorar o meio ambiente, nesse sentido, os resíduos secos e orgânicos, podem ser reciclados, reaproveitados. Somente os rejeitos é que irão para o transbordo”, disse a secretária Municipal de Planejamento, do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Mariana Sena.

COMO IDENTIFICAR?

Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu um código de identificação de cores diferenciadas para diversos tipos de resíduos para a coleta seletiva do lixo. E é fácil entender, veja:

Azul: papéis e papelões
Verde: Vidros
Vermelho: plásticos
Amarelo: metais
Marrom: resíduos orgânicos 
Preto: madeiras
Cinza: materiais não reciclados
Branco: lixos hospitalares
Laranja: resíduos perigosos
Roxo: resíduos radioativos

CAMPANHA

Ainda de acordo com Mariana, existe em curso uma campanha de conscientização que acontece ainda este mês. “Vamos fazer campanha na mídia social, campanha de conscientização nas escolas municipais e particulares que assim desejarem, vamos fazer paradas em alguns pontos do município, tudo com o objetivo de conscientizar a população a separar o lixo”, disse.

11.Jan.2019
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00