Com o objetivo de conscientizar e prevenir a população sobre incapacidades provocadas pela hanseníase, a prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria de Saúde do município (SMS), está promovendo durante o mês janeiro, diversas ações e palestras sobre o assunto.
“O evento denominado de “Janeiro Roxo” faz parte do calendário de saúde nacional e serve como um dia “D” alertando sobre os riscos causados pela ausência de diagnóstico e tratamento adequado. “Estamos conscientizando sobre sinais que podem ser confundidos com outras doenças e as pessoas não sabem. É preciso aprender a se olhar mais, porque às vezes tem uma mancha que há muito tempo não desaparece e é tida como uma micose”, explicou a enfermeira Sandra Rafaela de Oliveira.
SOBRE O EVENTO
No último dia 28 de janeiro (segunda), profissionais de saúde levaram até a unidade de saúde do Sitio Porto, vários pontos de alertas sobre a hanseníase. “Nesse período foram realizados exames, orientações e palestras com médicos especialistas no tratamento da doença, a exemplo de Dr. Constantino Brito Maia e Dr. Osíris.
“Fizemos a busca ativa de pacientes com manchas suspeitas, pedimos que se encaminhassem a unidade de saúde hoje, e eles estão tendo atendimentos. O evento superou as expectativas”, disse a diretora da unidade de saúde Sitio Porto, Tâmara Almeida.
PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO
De acordo com orientações de especialistas na área de saúde, a prevenção ainda é o melhor remédio. E para que o tratamento seja o mais eficiente possível é preciso observar outros sinais, a exemplo de dores no corpo sangramento no nariz, coceiras nos olhos e ouvidos.
No próximo dia 30 (quarta-feira), as atividades estarão concentradas na unidade de saúde do Sesp.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00