ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABAIANA REALIZA JANEIRO ROXO


28.Jan.2019

Com o objetivo de conscientizar e prevenir a população sobre incapacidades provocadas pela hanseníase, a prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria de Saúde do município (SMS), está promovendo durante o mês janeiro, diversas ações e palestras sobre o assunto.

“O evento denominado de “Janeiro Roxo” faz parte do calendário de saúde nacional e serve como um dia “D” alertando sobre os riscos causados pela ausência de diagnóstico e tratamento adequado. “Estamos conscientizando sobre sinais que podem ser confundidos com outras doenças e as pessoas não sabem. É preciso aprender a se olhar mais, porque às vezes tem uma mancha que há muito tempo não desaparece e é tida como uma micose”, explicou a enfermeira Sandra Rafaela de Oliveira.

SOBRE O EVENTO

No último dia 28 de janeiro (segunda), profissionais de saúde levaram até a unidade de saúde do Sitio Porto, vários pontos de alertas sobre a hanseníase. “Nesse período foram realizados exames, orientações e palestras com médicos especialistas no tratamento da doença, a exemplo de Dr. Constantino Brito Maia e Dr. Osíris.

“Fizemos a busca ativa de pacientes com manchas suspeitas, pedimos que se encaminhassem a unidade de saúde hoje, e eles estão tendo atendimentos. O evento superou as expectativas”, disse a diretora da unidade de saúde Sitio Porto, Tâmara Almeida.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO

De acordo com orientações de especialistas na área de saúde, a prevenção ainda é o melhor remédio. E para que o tratamento seja o mais eficiente possível é preciso observar outros sinais, a exemplo de dores no corpo sangramento no nariz, coceiras nos olhos e ouvidos.

No próximo dia 30 (quarta-feira), as atividades estarão concentradas na unidade de saúde do Sesp.

28.Jan.2019
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00