SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES RELATIVAS AO MÊS DE JANEIRO

30.Jan.2019

A prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu durante o mês janeiro, campanhas de combate a hanseníase, intitulada de “Janeiro Roxo”, alusão as ações mundiais de combate à doença.

Em Itabaiana, o evento ocorreu na unidade de saúde Clinica Sesp, reunindo dezenas de pessoas, entre pacientes, interessados no assunto e equipes de profissionais da área médica, além da presença do Dr. Constantino, médico referência em hanseníase no Estado de Sergipe.

Durante o evento, houve palestras com orientações de reconhecimento dos sintomas e sinais da doença. “É preciso detectar precocemente sinais como sensibilidade, dormência nas lesões, dor nas pernas e braços, além de perda da força muscular sendo que essa detecção rápida faz com que usuários tenham tratamento eficaz”, disse a enfermeira da “equipe seis”, Andreza Larissy.

JANEIRO BRANCO

Dentro dessa temática sobre a Hanseníase, profissionais da saúde também celebraram o “ Janeiro Branco”, também realizado na unidade Sesp. “É uma campanha do Ministério da Saúde em que aborda temáticas de preservação e valorização da vida, de apoio e ajuda a saúde mental”, disse a enfermeira Taynara Apolônia.

ORGANIZAÇÃO

De acordo com a diretora/ assistente social do Sesp, Fátima Andrade, as ações desempenhadas foram realizadas com o apoio de equipes de profissionais comprometidos com a saúde do município. “São duas equipes, sendo que cada uma dessas equipes conta com 15 agentes, distribuídas em cada área de saúde da Clínica Sesp”, disse.

30.Jan.2019