REPRESENTANTES DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARTICIPAM DE ENCONTRO DA BUSCA ATIVA

05.Abr.2019

Na manhã desta quarta-feira, 3, a Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Educação, realizou, no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS/Itabaiana), o Encontro de Mobilização Intersetorial da Busca Ativa. O evento, que contou com a participação de técnicos das Secretarias de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social, teve como objetivo mobilizar e conscientizar os atores responsáveis pela inclusão de alunos na escola, bem como, apresentar o problema da exclusão escolar.

Para isso, a coordenadora do Bolsa Família da Secretaria de Estado da Educação, professora Rute Lisboa, apresentou a plataforma Busca Ativa Escolar; programa gratuito para ajudar aos municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a Undime, o Congemas e o Instituto TIM.

“O interesse é resgatar os alunos, saber quais são os motivos que o levaram a estar fora da escola e trazê-los de volta ao ambiente escolar. Já realizamos o primeiro mutirão do Busca Ativa, no Bairro São Cristóvão, e estamos nos organizado para ir à campo, à procura de mais alunos que estão fora da escola”, disse Wilmarques Santos, articulador do Selo Unicef de Itabaiana.

A plataforma reúne representantes de diferentes áreas, como Educação, Saúde e Assistência Social. De acordo com informações do Unicef, cada pessoa ou grupo tem papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada de providências necessárias para a matrícula e a permanência do alunos na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como celulares e tablets.

PRESENÇAS
O Encontro ainda contou com a participação do diretor do Campus da UFS de Itabaiana, Marcelo Alves, da diretoria Regional de Educação (DRE 3), representada por Andréa Fonseca Dias, e da apresentação dos alunos da Academia Serrana de Jovens Escritores.

05.Abr.2019