Com uma tradição de mais de 25 anos, as comunidades dos povoados Mangabeira e Malhada Velha, no município de Itabaiana (SE), assistiram na noite quinta-feira (18) e tarde de sexta-feira (19), respectivamente, as encenações da Paixão de Cristo.
Uma das mais tradicionais do município serrano do Agreste Sergipano é a encenação do povoado Mangabeira, sendo realizada na quinta-feira maior à noite e já existe a 29 anos, tendo como coordenadora a Professora Vera, moradora da mesma comunidade. O evento é declarado como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Itabaiana. O Projeto de Lei n.º 03/2018 de autoria do vereador Marcos Oliveira foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo executivo municipal.
A representação que retrata o sofrimento de Cristo é realizada no teatro ao ar livre na Praça do povoado, construída na primeira gestão do prefeito Valmir de Francisquinho, e neste ano de 2019 foi acompanhada por aproximadamente 4 mil pessoas de diversas localidades da região Agreste.
Já no povoado Malhada Velha, a tradição religiosa está na sua 25.ª edição 25 anos e o espetáculo teatral envolve cerca de 80 pessoas, na sua maioria são moradores do mesmo povoado e de diversas outras localidades da região.
Na edição deste ano a encenação aconteceu na sexta-feira da Paixão (19) no período da tarde, tendo como coordenador o líder comunitário Noel Dória.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00