MUNICÍPIO DE ITABAIANA ADERE AO PLANIFICA SUS

17.Jul.2019

Em busca de melhores condições de atendimento à população itabaianense, a Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu a adesão ao PlanificaSUS; projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) que tem como objetivo principal a integração das ações e dos serviços de atenção à saúde, atuando, de princípio, na gestão, organização e planejamento da Atenção Primária e da Atenção Especializada.

De acordo com Mara Rúbia, secretária de Saúde, o município de Itabaiana, assim como outras cidades de Sergipe, concorreu à vaga com o Distrito Federal. “Em Sergipe, até então, o município de Lagarto foi o primeiro a conseguir a adesão ao projeto. Esse, fortalecido por ter um Hospital Universitário. Como o Estado de Alagoas perdeu o prazo de aderência, surgiu, de última hora, mais uma vaga. Foi então que mobilizei toda a regional para aproveitar a oportunidade”, explica Mara.

Com os 14 secretários de Saúde da Região de Itabaiana mobilizados e conscientizados da importância do projeto, liderado por Mara, Itabaiana, então, conseguiu a participação no projeto, destacando-se entre as demais candidatas por atender a critérios como ter um Hospital Regional, um Centro de Especialidade e pela quantidade de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em cada município da regional.

“Estou completamente agradecida por todos os secretários terem o interesse de levar as melhorias propostas pelo PlanificaSus para cada cidade participante. Com isso, estaremos dando início a um novo conceito de atendimento à saúde, onde quem ganha é toda a população”, destaca Mara.

No final do mês, os gestores dos municípios da Região de Itabaiana assinarão o termo de cooperação com o Estado de Sergipe. Ainda também no fim deste mês, os servidores da rede de saúde do município iniciarão as etapas de treinamento do PlanoficaSUS, com técnicos do Hospital Israelita Albert Einstein, parceiro do CONASS.

17.Jul.2019