AGENTES COMUNITÁRIOS RECEBEM TREINAMENTO SOBRE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO

02.Ago.2019

Na manhã desta terça-feira (30/07) a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realizou a primeira capacitação com os Agentes Comunitários (ACS) de Saúde do município, tendo como objetivo melhorar o fluxo de dados informados ao Ministério da Saúde.

Com a futura implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o trabalho dos ACS passará por profundas mudanças. Pois, com a informatização, os Agentes Comunitários de Saúde passarão a ser responsáveis pela alimentação dos dados de sua produção. Neste primeiro contato, a referência técnica Estadual no programa, Geraldo Pires, qualificou os profissionais presentes, orientando-os na coleta e informação de dados, objetivando que o envio de informações do município cheguem ao Ministério da Saúde sem nenhuma inconsciência.

A capacitação ocorreu no auditório da Escola Estadual Dr. Augusto Cesar Leite. Ao todo, foram capacitados 210 Agentes Comunitários de Saúde, divididos em duas turmas, uma no turno da manhã e a tarde. Segundo a Agente Comunitária de Saúde Bruna Andrade do Nascimento, “a capacitação foi de grande relevância, porque pude esclarecer várias dúvidas que tínhamos e foi um dia de muito conhecimento.”

Ciente de que uma equipe de profissionais capacitada é fundamental, a secretária de Saúde, Mara Rúbia, planeja mais capacitações num futuro breve. “Como política implementada em nossa gestão da pasta, que tem o apoio do prefeito Valmir, a capacitação e o fortalecimento das equipes de saúde serão uma constante. Sempre que possível, estaremos proporcionando eventos como este. E, em breve, estaremos promovendo outras capacitações com mais profissionais”, disse.

02.Ago.2019