SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

15.Ago.2019

Devido a vários casos de sarampo que estão surgindo em alguns estados do País, como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde recomendou que os municípios intensificassem a vacinação contra o sarampo. Por isso, a Secretaria Municipal de Itabaiana reforça que todos os postos de saúde do município (ver tabela com locais, dias e horários de vacinação) estão abastecidos com a vacina.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a vacina é indicada para indivíduos de 12 meses (1 ano) a 29 anos de idade – nesse caso, são 2 doses de tríplice viral, que previne contra Caxumba, Rubéola e Sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias entre as aplicações - e pessoas de 30 a 49 anos que não são vacinadas. A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, gestantes, casos suspeitos de sarampo, entre outros.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

15.Ago.2019