AGENTES DE ENDEMIAS RECEBEM KIT COMPLETO DA PREFEITURA DE ITABAIANA

03.Out.2019

A prefeitura de Itabaiana, através da secretaria de Saúde, entregou na manhã desta quinta-feira, 3, o kit completo para trabalho dos Agentes de Endemias itabaianenses. A ação visa oferecer segurança, proteção, conforto, identificação e valorização a esses importantes profissionais da saúde do município.

“Parceiros da gestão e, principalmente, parceiros da população, os Agentes de Endemias têm tido todo apoio de nossa administração justamente pela importância do trabalho deles para toda a sociedade”, avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho.

No evento de entrega, a secretária de Saúde, Mara Rúbia, fez questão de frisar que os esforços para atender as demandas dos agentes é fruto de um foco especial na humanização do atendimento. “Essa sinergia que temos aqui é fruto do amor e carinho que temos pelo trabalho dos agentes. E isso, por sua vez, se dá mediante o cuidado, o amor e o carinho que os agentes têm para com a nossa população”, avaliou Mara Rúbia.

O kit dos Agentes de Endemias é composto por camisas manga curta e comprida, em tecido especial para proteção contra raios ultravioleta (UV); boné com protetor traseiro contra a exposição ao sol; flanela, lanterna; bota especial como Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Para a agente de Marina Sobral dos Santos Lima, há dois anos e meio trabalhando na saúde itabaianense, um aspecto se destaca em ações como essa da prefeitura de ofertar o kit: “segurança, principalmente. É a questão do morador abrir a porta para gente, pois nós chegamos fardados. E eles não vão autorizar uma pessoa estranha entrar em sua residência”, observa Marina. E para a Agente de Endemias também vale destacar o conteúdo do kit. “Está de acordo com o padrão. Nós temos proteção, com o chapéu, as camisas, está tudo nos conformes”.

Já para Sérgio Luiz, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias de Itabaiana (SINDACSEI), que também reforça a questão da segurança a partir da identificação, o cuidado com os agentes é destaque no kit. “Essa bota, por exemplo. Para trabalhar, os Agentes de Endemias pisam em todo tipo de terreno. Com esse calçado, se protege o trabalhador de pisar num prego e se ferir”, finaliza o sindicalista.

03.Out.2019