EVENTO CULTURAL RESGATA A HISTÓRIA DO POVOADO BOM JARDIM

04.Dez.2019

Com o apoio da Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Cultura, a população do Povoado Bom Jardim tiveram a oportunidade de reviver e conhecer um pouco do que já foi destaque na história da comunidade, como o reisado e a zabumbada.

No último domingo, 1º, a comunidade realizou o Bom Jardim Cultural. “O evento teve como objetivo resgatar a história de nosso povoado e mostrar para os jovens o que já foi vivido por aqui”, explica Viviane de Jesus, coordenadora do projeto.

Durante todo o domingo, foi realizada uma feira de artesanato, onde artesãos do Bom Jardim puderam apresentar um pouco do trabalho artístico de cada um; exposição sobre a história da região, com destaque para os materiais do reisado, que teve como precursora a inesquecível Dona Rosa; e apresentações como a zabumbada, ou fanfarra, como é mais conhecida. “Também tivemos uma palestra com a terapeuta holística Clécia Gonçalves que apresentou para a população as funções terapeutas das plantas medicinais que são facilmente encontradas no povoado”, disse Viviane.

Com o resultado do primeiro ano do Bom Jardim Cultural, a ideia agora, segundo Viviane, é se organizar para a segunda edição. “A população gostou muito do projeto. Os idosos ficaram emocionados de ver de novo as manifestações culturais que eles viveram. Isso é gratificante. Com certeza vamos nos organizar para que próximo ano o projeto aconteça”, adianta a coordenadora.

04.Dez.2019