ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

SECRETÁRIA DE SAÚDE VAI A CAXIAS (MA) PARA BUSCAR EXPERIÊNCIA DA CIDADE REFERÊNCIA NA ATUAÇÃO DA PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE


24.Jan.2020

A adesão da região de Itabaiana ao PlanificaSUS, depois de Alagoas perder os prazos de inscrição, tem motivado a secretária municipal de Saúde, Mara Rúbia, a buscar mais orientações para fortalecer a Atenção Primária à Saúde e para organizar a Atenção Ambulatorial Especializada no município. Para isso, ela, ao lado da tutora da Atenção Primária em Saúde do PlanificaSUS em Itabaiana, Priscilla de Melo, esteve no município de Caxias/MA para buscar a expertise dessa cidade que se tornou referência no Brasil na planificação da Atenção à Saúde (PAS); o que tem mostrado grandes resultados na redução da mortalidade materna e infantil e na organização dos serviços de saúde.

A visita da secretária atendeu a uma recomendação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que vê, em Itabaiana, uma cidade que pode alcançar o mesmo patamar de Caxias; já que ambas possuem números parecidos de UBS e de habitantes. Durante a visita, as representantes de Itabaiana se reuniram com as coordenadoras da Atenção Primária de Caxias, Camila Lopes, e com a do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil CEAMI, Kaliane Paiva, além de contar com a presença de representantes do CONASS, como o médico pediatra Marco Antônio. “Nos dá um orgulho de que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Nossa equipe profissional é fantástica, e a gente fica muito feliz em estar recebendo mais um estado para conhecer os nossos processos de trabalho, os nossos avanços. Nós temos uma equipe multiprofissional voltada para assistência tanto à gestante de alto risco, quanto à criança de alto risco”, disse Kaliane.

UNIDADE MODELO
Neste modelo de Caxias, a Atenção Primária à Saúde passa a ser compartilhado com Atenção Ambulatorial Especializada, quando necessário. O CEAMI funciona com atendimentos de seis profissionais para as gestantes: enfermeiro, obstetra, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. E sete para as crianças: enfermeiro, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista e psicólogo

24.Jan.2020
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00