SECRETÁRIA DE SAÚDE VAI A CAXIAS (MA) PARA BUSCAR EXPERIÊNCIA DA CIDADE REFERÊNCIA NA ATUAÇÃO DA PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE

24.Jan.2020

A adesão da região de Itabaiana ao PlanificaSUS, depois de Alagoas perder os prazos de inscrição, tem motivado a secretária municipal de Saúde, Mara Rúbia, a buscar mais orientações para fortalecer a Atenção Primária à Saúde e para organizar a Atenção Ambulatorial Especializada no município. Para isso, ela, ao lado da tutora da Atenção Primária em Saúde do PlanificaSUS em Itabaiana, Priscilla de Melo, esteve no município de Caxias/MA para buscar a expertise dessa cidade que se tornou referência no Brasil na planificação da Atenção à Saúde (PAS); o que tem mostrado grandes resultados na redução da mortalidade materna e infantil e na organização dos serviços de saúde.

A visita da secretária atendeu a uma recomendação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que vê, em Itabaiana, uma cidade que pode alcançar o mesmo patamar de Caxias; já que ambas possuem números parecidos de UBS e de habitantes. Durante a visita, as representantes de Itabaiana se reuniram com as coordenadoras da Atenção Primária de Caxias, Camila Lopes, e com a do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil CEAMI, Kaliane Paiva, além de contar com a presença de representantes do CONASS, como o médico pediatra Marco Antônio. “Nos dá um orgulho de que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Nossa equipe profissional é fantástica, e a gente fica muito feliz em estar recebendo mais um estado para conhecer os nossos processos de trabalho, os nossos avanços. Nós temos uma equipe multiprofissional voltada para assistência tanto à gestante de alto risco, quanto à criança de alto risco”, disse Kaliane.

UNIDADE MODELO
Neste modelo de Caxias, a Atenção Primária à Saúde passa a ser compartilhado com Atenção Ambulatorial Especializada, quando necessário. O CEAMI funciona com atendimentos de seis profissionais para as gestantes: enfermeiro, obstetra, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. E sete para as crianças: enfermeiro, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista e psicólogo

24.Jan.2020