PARCERIA DO PSE COM A SECRETARIA DA SAÚDE E O HU GARANTE CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS AOS ESTUDANTES DE ITABAIANA

28.Jan.2020

Graças a uma parceria entre o Programa Saúde na Escola (PSE), as Secretarias Municipais da Saúde e do Desenvolvimento Social de Itabaiana, a Secretaria Estadual da Saúde e o Hospital Universitário (HU), alunos das redes estadual e municipal, com idade entre 7 a 12 anos, têm agora acesso a consultas oftalmológicas para diagnóstico de erros de refração como miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia.

Os estudantes que estão nas escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola passam por uma triagem oftalmológica, no município, que define a acuidade visual e, aqueles que apresentam necessidade de uma avaliação oftalmológica, são encaminhados ao consultório itinerante no Hospital Universitário (HU).

“Há um container fixo no HU, equipado como consultório oftalmológico, com todos os aparelhos necessários para a realização das consultas e dos exames médicos de refração, identificando qual é o tipo do problema e a indicação do uso dos óculos. Há também, no local, um laboratório, e as crianças que precisam de óculos já saem com eles prontos e revisados. É oferecida uma variedade de armações com modelos, tamanhos e cores diferentes para que as crianças possam escolher.”; explica a referência técnica do PSE, Luciana de Oliveira Boaventura.

Os atendimentos acontecem semanalmente nas segundas, das 13 às 17 horas. O transporte das crianças e seus responsáveis para o Hospital é disponibilizado pela Secretária do Desenvolvimento Social.

28.Jan.2020