ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

ITABAIANA IMPLANTARÁ PRIMEIRA UNIDADE DE ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA DE SERGIPE


29.Jan.2020

Com o objetivo de contribuir para a qualificação da atenção à saúde da mulher no ciclo da gestação, do parto e do puerpério e, com isso, diminuir a mortalidade materno-infantil na regional Itabaiana, que compreende 14 municípios, a Prefeitura de Itabaiana está dando um passo bastante colaborativo para alcançar essas metas. Na manhã desta quarta-feira, 29, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital Israelita Albert Einstein reuniram-se para aprovar o projeto de criação do primeiro Ambulatório da Atenção Especializada de Sergipe, apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa faz parte do cronograma de ações do PlanificaSUS – implantado desde julho em Itabaiana – que visa melhorar os processos de trabalho na rede de Atenção Primária à Saúde e, assim, proporcionar um melhor atendimento à população usuária do SUS.

O projeto será implantado na Unidade de Saúde do SESP, por ter uma área territorial abrangente e uma melhor estrutura física para a incorporação do serviço. Segundo Priscilla Melo, tutora do PlanificaSUS em Itabaiana, o ambulatório terá início com o cuidado materno-infantil e atuará em conjunto com a rede de Atenção Primária à Saúde.” O atendimento ambulatorial é feito de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas que visa o atendimento dos pacientes de forma proativa, contínua e integrada, onde as gestantes e as crianças avaliadas com alto ou muito alto risco serão encaminhadas para o ambulatório especializado e passarão por um acompanhamento diversificado. As gestantes serão atendidas por seis profissionais de saúde e as crianças por sete. Isso em um só expediente e sem passar por filas de espera”, explica Priscila.

De acordo com Mara Rúbia, secretária de Saúde de Itabaiana, os custos para estruturar o SESP e implantar o Ambulatório da Atenção Especializada não serão grandes. “As mudanças físicas são mínimas. O que vai mudar mesmo são os processos de trabalho. Tivemos recentemente em Caxias, no Maranhão, e constatamos os resultados desse sistema aplicado lá. Os efeitos do Ambulatório Especializado são tão grandes que Caxias não registra nenhum caso de mortalidade materna e infantil nesses quase dois anos de aplicação do sistema. E é isso que queremos colocar em prática em Itabaiana. E vamos conseguir. A nossa previsão é que o atendimento do Ambulatório da Atenção Especializada seja já iniciado no final de abril deste ano”, antecipa Mara Rúbia.

29.Jan.2020
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00