SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DESENVOLVE PROJETO PILOTO PARA ARBORIZAÇÃO DA CIDADE

11.Fev.2020

A Secretaria do Planejamento, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Itabaiana está lançando o projeto “Itabaiana: cidade mais verde” para o plantio de mudas de árvores, nativas da Mata Atlântica, nas calçadas das ruas da cidade. O foco agora é o Loteamento Santa Mônica.

O projeto conta com a participação voluntaria dos moradores do loteamento. As pessoas que tiverem interesse, devem entrar em contato com a secretaria, que funciona de segunda a sexta das 7 às 13h e está localizada na Avenida Ivo de Carvalho, 450, 2º andar, vizinho a Clínica São Carlos e a Bioclínica.

Lá o cidadão preencherá um formulário e aguardará a visita de um técnico para indicar o local mais apropriado e mostrar as espécies de mudas disponíveis para o próprio morador escolher. Em seguida o candidato providencia o local e quando estiver pronto avisa aos técnicos para realizarem o plantio.

A secretaria ainda destaca que para o plantio das árvores é necessário que na calçada da residência participante haja um canteiro próprio para a árvore, que tenha um local cavado e coberto com areia para que a equipe da secretaria faça o plantio. A responsabilidade para providenciar esse canteiro é do próprio morador.

Este projeto foi implementado no início do ano e já vem obtendo os primeiros resultados preliminares. Até o presente momento já foram doadas ou plantadas 168 mudas, distribuídas da seguinte forma: 67 Mudas de Ipê Amarelo, 38 mudas de Moringa, 14 mudas de Flamboyant, 09 mudas de Tamarindo, 08 mudas de Goiabeira, 08 mudas de Fruta-pão, 05 Mudas de Gliricídia,  05 mudas de Barriguda, 03 mudas de Pata-de-Vaca, 03 mudas de Ipê rosa, 01 muda de Tamboril, Cana Fístula, Mangueira, Cajueiro, Fruta-pinha, Pitanga, Acerola e Jambo.

11.Fev.2020