COMUNICADO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SOBRE O CORONAVIRUS

27.Fev.2020

Mediante o primeiro caso confirmado de Coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta as pessoas que viajaram para China, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Coreia do Sul, Coréia do Norte, Itália, Irã, Japão, Vietnã, Tailândia, Singapura, Camboja e Malásia, que informem a Secretaria de Saúde do seu municipio assim que retornar, para receber as orientações necessárias.

As pessoas que não tinham sintomas como febre e pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros), mas estiveram em alguns destes países e dentro do prazo de 14 dias, passaram a apresentar os sintomas, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município ou a unidade de saúde de sua referência para receber as devidas orientações.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que não recebeu notificação de casos suspeitos de coronavírus em Sergipe e orienta a população a seguir algumas recomendações, como: Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; Realizar lavagem frequente das mãos; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; e Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Dúvidas podem ser esclarecidas entrando em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) através do número 0800 282 282 2.

27.Fev.2020