AMOR QUE VAI ALÉM DA OBRIGAÇÃO

01.Abr.2020

Não basta apenas ser professor, é preciso, antes de tudo, querer ensinar. Na Escola Municipal Faustina Barreto, a equipe diretiva e os professores estão dando exemplo de dedicação aos alunos. Como as aulas estão suspensas, devido às restrições impostas pelo coronavírus, os professores, com a orientação da coordenadoria, estão ensinando à distância.

Segundo Cristineide Meneses, coordenadora da Faustina Barreto, as atividades estão sendo realizadas por meio de grupos do WhatsApp. O objetivo, de acordo com ela, é amenizar a ociosidade dos alunos nesse momento de reclusão social. “Percebemos que os alunos e os pais estavam em pânico. Dai surgiu a ideia de fazer esse trabalho online. Conversei com os professores e eles apoiaram. Em seguida criamos as estratégias de ensino”, explica Cristineide.

A educação a distância, que a princípio só estava sendo realizada com as turmas do sexto e do nono ano, também está sendo realizada com os alunos do pré-escolar. “Os pais me mandaram mensagens dizendo que já não sabiam o que fazer para entretê-los. Analisamos e vimos que era possível criar um plano de ensino para eles também. O resultado tem sido tão bom que os pais nos agradecem por ajuda-los nesse momento”, comemora Cristineide.

RECONHECIMENTO
Para Mércia Félix, secretária de Educação, a iniciativa é excelente. “Não encaminhamos nenhuma ação desse tipo para as escolas, até mesmo porque dependemos de portaria do Estado e do parecer do Conselho Municipal de Educação para fazer esse tipo de solicitação. Foi uma ideia incrível, trocar o espaço de mensagens, que às vezes causam um impacto negativo para o aluno, por um de conhecimento. Só tenho a parabenizar a escola por esse trabalho que, com certeza, trará bons resultados”, diz Mércia.

01.Abr.2020