POR CORONAVÍRUS, PREFEITURA DE ITABAIANA ESTENDE HORÁRIO DE DUAS UNIDADES DE SAÚDE

07.Abr.2020

A Prefeitura de Itabaiana está reforçando ainda mais os cuidados com a população nesse momento de pandemia do coronavírus. Desde a segunda-feira, 30, o município decidiu ampliar o horário de atendimento da Clínica de Saúde da Família Manoel Pereira Andrade, do Bairro Sítio Porto, que passou a funcionar das 7h às 18h, de segunda a sexta; e aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Na próxima segunda-feira, 13, a Clínica de Saúde da Família Vereador Vivaldo Meneses (antigo SESP) também passará a funcionar em horário especial, nos mesmos dias e horários da Clínica Manoel Pereira Andrade. É importante salientar que os pacientes que apresentem síndrome gripal leve, que tem entre os sintomas febre, dor de garganta, tosse e coriza, devem, primeiro, entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, por meio dos telefones 98862-5289/ 98862-5291/98862- 4977, ou procurara a unidade de saúde mais próxima de casa.

Segundo Mara Rúbia, secretária de Saúde de Itabaiana, a partir da análise da Vigilância Epidemiológica ou das equipes de Saúde da Família, que estão atuando nas unidades de saúde do município, se for identificado algo mais grave como comorbidade ou dificuldade respiratória, o paciente será encaminhado para uma dessas unidades de referência. “Se for adulto, esse paciente será dirigido para a unidade do Sítio Porto e, ser for criança, para o SESP. Nessas unidades, esses pacientes serão avaliados, medicados ou orientados e, caso apresentem alguma complicação do quadro, serão encaminhados para uma unidade hospitalar”, explica Mara.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
Entre as ações para conter aglomerações nos postos de saúde e, assim, conter a disseminação do vírus, as consultas médicas e odontológicas eletivas foram suspensas. “Deixamos disponíveis duas unidades de referência para atendimento de urgência odontológica: o SESP e o Souto Diniz. Nas outras unidades, os dentistas estão dando suporte às equipes de Saúde da Família na avaliação, na triagem e na orientação dos pacientes com síndrome gripal”, informa Mara.

07.Abr.2020