PREFEITURA DE ITABAIANA REALIZA PARCERIA COM UFS PARA REALIZAÇÃO DE TESTAGEM PARA CORONAVÍRUS NA FEIRA LIVRE

06.Mai.2020

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, um conceito deve ser aplicado ao máximo: o da efetivação de parcerias. E assim aconteceu na Feira Livre de Itabaiana, na manhã desta quarta, 6, quando alunos, profissionais e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram testes rápidos para o Covid-19. E essa ação que contou com o total apoio da Prefeitura de Itabaiana na organização e estrutura.

“Nós nos sentimos muito honrados por essa ação da UFS em nossa cidade. Por isso mesmo não medimos esforços para que tudo corresse bem, a contento, de forma organizadas e permitindo que o trabalho dos profissionais da UFS e da nossa Saúde pudessem atuar de maneira tranquila, garantindo mais qualidade ao trabalho realizado”, destacou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho;

Por se tratar de um projeto de pesquisa, alguns critérios foram estabelecidos para que as pessoas pudessem fazer e um deles é que todos deveriam estar assintomáticos. A secretaria de Saúde, junto a SMTT e Guarda Municipal, cuidou de todos os detalhes para que os normas de distanciamento social e higienização fossem obedecidos (marcação no chão, lavagem das mãos, distribuição de máscaras e todo o trabalho de educação em saúde).

“Foi um momento realmente especial essa parceria. Em tempos tão difíceis como os que estamos vivendo, saber que podemos contar com expertise e a competência de profissionais tão engajados como os da nossa Universidade Federal de Sergipe é realmente uma grande alegria e nos dá ainda mais coragem e disposição para o trabalho”, destaca a secretária de Saúde do município, Mara Rúbia.

A equipe da UFS também demonstrou sua satisfação por ter conseguido atingir a meta de 383 coletas realizadas. As pessoas testadas receberão o resultado dos testes em seu celular até a próxima sexta-feira, 8 de maio. E, de posse das informações obtidas, a UFS elaborará um mapa epidemiológico do município, que, inclusive, servirá como ferramenta de trabalho para a Saúde municipal, ajudando a implementar as políticas públicas de combate à pandemia.

O Prof. Dr. Marcelo Alves Mendes, diretor do campus Prof. Alberto Carvalho, unidade itabaianense da UFS, reforçou o sucesso da ação. “Queremos agradecer e colocar a UFS a disposição para estabelecer novas parcerias que venham contribuir com o desenvolvimento do município e do Estado de Sergipe”, afirmou o diretor.

E Valmir de Francisquinho aproveitou para agradecer à UFS. “Através de Marcelo, a universidade está sempre presente e engajada em parcerias em prol do bem da população itabaianense”, disse o prefeito, complementando. “Agradeço ainda o empenho de todos os profissionais de saúde, a presença de todas as autoridades e a participação do nosso povo”, finalizou o prefeito Valmir de Francisquinho.

06.Mai.2020