NOTA OFICIAL – PREFEITURA DE ITABAIANA FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL

18.Mai.2020

A Prefeitura de Itabaiana, através de sua Secretaria de Comunicação, vem a público esclarecer algumas questões acerca dos dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) quanto aos número totais em relação ao isolamento social, prática incentivada e constantemente esclarecida pela gestão como sendo a melhor forma de combate à contaminação do novo coronavírus.

Primeiramente é preciso esclarecer que a empresa responsável pelos dados trabalha com geo-referenciamento, o que significa que ela se utiliza das informações das operadoras de celular para, em seguida, detectar o total de aparelhos celulares ativos que se encontram nas ruas. Isso, portanto, não é afirmação de que todos esses mesmos aparelhos sejam de moradores de Itabaiana.

Para explicar esse fenômeno, vale lembrar que Itabaiana é uma cidade sede de uma região muito ativa economicamente, além de ser, no caso a região Agreste, composta por cidades muito próximas umas das outras. Portanto, o número de celulares que se encontram nas ruas na hora das medições, apesar de serem altos, conforme a Prefeitura reconhece, não podem ser totalmente creditados ao povo itabaianense.

Por outro lado, é preciso se levar em consideração que as pessoas têm, neste momento de pandemia, necessidades de circulação que são devidamente autorizadas pelas autoridades sanitárias competentes, como a compra de alimentos e de remédios, além do pagamento de contas e do conserto e manutenção de veículos, por exemplo. Em uma cidade que é oficialmente considerada como a Capital Nacional do Caminhão, esse exemplo utilizado tem que ser, obrigatoriamente, levado em consideração, pois o transporte, de pessoas e de cargas, é uma atividade essencial que tem em Itabaiana uma referência nacional, o que, por sua vez, acaba fazendo com que muitas pessoa procurem esse tipo de serviço na cidade e, assim, acabem contribuindo para um aumento de celulares em circulação, o que abaixa o número total encontrado como de pessoas respeitando o isolamento social.

Outro dado interessante é que em dias de Feira Livre, os números tendem a ser ainda mais baixos, visto que o fluxo de pessoas de fora da cidade, devidamente acompanhadas de seus aparelhos celulares, aumenta no município. Assim, vale ressaltar que os dias de feira, quartas e sábados, são atípicos e não devem ser considerados como referenciais em relação a medição da eficácia do isolamento social em Itabaiana.

Dessa forma, prestando esses esclarecimentos, a Prefeitura de Itabaiana vem a público para reforçar o comprometimento da gestão com a transparência, bem como, mais uma vez, se comprometer com todas as medidas possíveis que já estão sendo realizadas, como a distribuição de kits de proteção contendo máscaras, álcool gel 70% e sabonete líquido; a instalação de barreiras sanitárias, que serão executadas já esta semana; estabelecimento de parcerias como com a Universidade Federal de Sergipe para a execução em massa de testagem para o novo coronavírus; além das ações sanitárias realizadas de forma constante e incondicional, todos os dias, pelas nossas equipes ligadas à Saúde municipal.

Mas, não obstante a todos esses esforços realizados por parte do poder público, voltamos a pedir que as pessoas evitem sair de casa. E em caso de necessidade, o façam utilizando máscara e álcool gel. E que não façam ou participem de nenhum tipo de aglomeração. A luta contra o novo coronavírus é travada em todas as frentes. E a Prefeitura de Itabaiana não se furta a fazer a sua parte, como vem fazendo. Mas essa é uma luta de todos, sem exceção. Por isso que contamos com a compreensão, colaboração e apoio de todos. Juntos nós vamos vencer essa crise.

Prefeitura de Itabaiana

18.Mai.2020