ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

PREFEITURA DE ITABAIANA AUTORIZA ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS PARA RECEBER PAGAMENTOS ÀS QUARTAS E SÁBADOS


23.Mai.2020

Uma das características mais fortes da cidade de Itabaiana, o seu forte comércio, também vem sentido os efeitos nocivos da pandemia do novo coronavírus. Mas a Prefeitura de Itabaiana, em consenso com o Governo do Estado e contando com a parceria do Ministério Público (MP), tem feito tudo o que é possível para minimizar os transtornos, mesmo considerando que os cuidados com a saúde pública são prioritários. Assim, foi estabelecido anteriormente que as atividades não essenciais poderiam funcionar para o recebimento de contas realizadas através de carnês e crediário próprio, desde que os mesmos não pudessem ser pagos em agências bancárias e correlatos.

Mas com o incremento acentuado dos casos de contaminação no município e em todo o Estado, a Prefeitura decidiu se alinhar ainda mais ao que está disposto nos decretos estaduais e, em parceria como o MP, inclusive acatando recomendações do órgão, publicou o decreto 072/2020 neste sábado, 23 de maio. Nele, dentre outras questões tratadas, a principal novidade é a manutenção do funcionamento das atividades não essenciais para fim exclusivo de recebíveis, ou seja, para receber pagamentos de crediário próprio, exclusivamente para os dias de quarta-feira e sábado, dias em que também se realiza a Feira Livre de Itabaiana.

“Esse momento é para proteção e atenção à saúde do nosso povo. Por isso acatamos recomendação do Ministério Público que pede o fechamento das atividades não essenciais nos demais dias, recomendando o funcionamento dessas atividades para os dias de quarta e sábado, reforçando a importância do trabalho de fiscalização”, avalia o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

Além da definição dos dias para que as atividades não essenciais possam, exclusivamente, receber pagamentos de crediários próprios, o decreto reforça as questões de distanciamento social nas áreas internas dessas atividades, bem como dispõe sobre a necessidade de higienização das mãos, das superfícies, da proteção dos funcionários e da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção respiratória por parte de clientes e dos funcionários também.

Para o prefeito, a situação não é a ideal, mas é a que é possível diante dos riscos que a pandemia apresenta. “Nas nossas relações com o governo estadual, temos a interlocução do deputado Talysson; com o Ministério Público, temos o nosso jurídico. E eles levam a essas autoridades o que temos feito, que não tem sido pouco, bem como as características de nosso município. Graças a Deus, tanto o governo como o MP têm compreendido nossas questões. E se não é possível fazer tudo como desejamos agora, nosso comércio terá seus dias para recebimento, minimizando a crise, ao menos nesse sentido. Mas, com fé em Deus e a ajuda de todos, vamos vencer logo essa situação”, finaliza Valmir de Francisquinho.

23.Mai.2020
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00