ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

PREFEITURA DE ITABAIANA INFORMA: JÁ COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA DE 2020


04.Jun.2020

A prefeitura de Itabaiana, através da sua Secretaria de Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento Alimentar, informa que desde a última segunda-feira, 1º de junho, começou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2020 em todo o Nordeste, exceto a Bahia.

Agendada para ocorrer em maio deste ano, a campanha foi adiada por um mês, por conta do isolamento preventivo à pandemia do coronavírus. Responsável pela campanha em Sergipe, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), chama a atenção dos criadores para a importância da vacinação. A meta é de vacinar 1,1 milhão de cabeças de bovinos e bubalinos até o dia 30 de junho, para que Sergipe siga sendo considerada Zona Livre de Febre Aftosa – este ano, ainda com vacinação.

As vacinas devem ser adquiridas nas lojas autorizadas pelo Ministério da Agricultura e precisam ser transportadas e mantidas, até a hora de vacinar, em caixas de isopor com gelo. O criador deverá preencher a declaração de vacinação, que está no site da Emdagro e nos escritórios locais da empresa. Depois enviar essa declaração e a nota fiscal pelo Whatsapp, e-mail ou entregar presencialmente, em dos escritórios em seu município.

Os frascos contendo as vacinas contra a Febre Aftosa devem ser mantidos, do momento da compra até o da aplicação, na temperatura recomendada entre 2°C e 8°C. Também são orientações da Emdagro que a dosagem de 2ml da vacina seja aplicada em cada animal, por meio de injeção na parte da ‘tábua do pescoço’ do bovino ou bubalino. Segundo os técnicos da Emdagro, essa é uma forma de evitar o surgimento de abcessos vacinais nas partes de onde são feitos o aproveitamento dos cortes mais nobres de carne, como o lombo - de onde são extraídos o contrafilé e a picanha.

Este ano, devido ao isolamento social recomendado, a Emdagro receberá as cópias da declaração de vacinação preenchida pelos pecuaristas e as notas ficais das vacinas, adquiridas em revendas agropecuárias autorizadas pelo MAPA, através do número (79) 99191-4341, pelo aplicativo Whatsapp; pelo e-mail codea@emdagro.se.gov.br ou pessoalmente, em um dos escritórios locais da empresa nos municípios (vide horário especial de funcionamento). A declaração de vacinação, comumente disponível nos escritórios, também pode ser baixada no site da empresa: www.emdagro.se.gov.br.

Todos os anos, a campanha contra a Febre Aftosa acontece em duas etapas: a primeira realizada no mês de maio, e a segunda, no mês de novembro. Este ano, o adiamento foi oficializado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em abril, atendendo às solicitações das agências de defesa sanitária que compõem o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA). Há 25 anos, o estado de Sergipe é livre da Febre Aftosa com vacinação. O que contribuiu para que o todo o território nacional, desde 2018, seja área livre da Febre Aftosa com vacinação.

04.Jun.2020
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00