ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

PREFEITURA DE ITABAIANA REALIZA AÇÕES DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL E ÀS ATIVIDADES IRREGULARES NESSA ÁREA


11.Jun.2020

O mundo enfrenta a mesma crise sanitária nesse momento. Em Itabaiana, não é diferente. E diversas são as frentes de luta em que a gestão municipal tem atuado, pois o momento pede ações rápidas para as novas lutas, e inteligência para as antigas, como é o caso do combate ao trabalho irregular infantil. Por isso que a Prefeitura de Itabaiana, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social de Itabaiana, por ser pioneira na realização de campanhas de conscientização e de repressão ao trabalho infantil em Sergipe, inovou neste 2020. E se em anos anteriores, quando ainda podia haver aglomeração, eram realizadas carreatas educativas, passeatas e outros tantos eventos que atraíam a atenção popular para essa realidade, neste ano as ações se deram de maneira atualizada.

Através do seu Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) promoveu ações inteligentes para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado pelo calendário mundial na sexta, 12. As ações envolveram toda uma campanha de informação em todos os meios possíveis de acesso à população, tendo em vista o momento de isolamento social.

A chamada Semana de Combate ao Trabalho Infantil teve início na segunda, 8, com a produção de um vídeo informativo, que será veiculado em todas as redes sociais da administração municipal nesta sexta, sobre a temática, com a participação de vários outros órgãos da Assistência Social do munícipio, além de entrevistas nas principais rádios da cidade e da realização de uma live na quarta-feira, 10, nas redes sociais da Prefeitura de Itabaiana.

A live contou com a participação de Willmarques Santos, que é jornalista e articulador do Selo UNICEF, e de dois adolescentes, que são integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes: Karla Laiane Santana e Vinícius Dantas. O principal objetivo foi o mobilizar a sociedade, com o intuito de alertar e de esclarecer sobre as possibilidades de enfrentamento e de combate ao trabalho infantil de forma irregular.

A tônica do bate-papo foi a da identidade do jovem itabaianense, que tem sua raiz na cultura trabalho, e sua relação com o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As falas, tanto da Karla, quanto do Vinícius, deram prioridade à necessidade do trabalho, mas um trabalho regular, que não lhes roube a importância da educação e de sua formação, e ao mesmo tempo lhes desenvolva profissionalmente.

A cidade de Itabaiana, que é nacionalmente conhecida como uma terra de povo trabalhador e empreendedor, sofre ainda com a exploração do trabalho irregular de crianças e de adolescentes. As campanhas realizadas, entendendo o costume de trabalhar muito e desde cedo dos itabaianenses, atua justamente no ponto mais importante: conciliar o trabalho, que é marca e faz parte do DNA desse povo, com uma vida acadêmica. Dessa forma, os jovens podem se desenvolver em duas áreas ao mesmo tempo, no trabalho e na sua formação.

Desta forma, os jovens continuarão carregando o legado de sua cidade, o legado do trabalho e do empreendedorismo, e não terão suas infâncias tolhidas. A Prefeitura de Itabaiana quer o progresso, mas um progresso forte e consciente, e por isso trabalha constantemente para que o desenvolvimento seja saudável, em todos os seus aspectos.

11.Jun.2020
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00