PREFEITURA DE ITABAIANA GARANTE MAIS QUALIFICAÇÃO, PREPARO E PROTEÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

25.Jun.2020

“Num momento como esse, com essa pandemia tirando o sossego do planeta inteiro, a nós cabe uma única coisa: seguir trabalhando muito e, com isso, garantir que os profissionais de saúde, esses verdadeiros heróis, estejam cada vez mais preparados e protegidos”. Com essa análise, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, resumiu a série de cursos de capacitação ofertados pela Prefeitura de Itabaiana, através de sua Secretaria de Saúde, aos profissionais da saúde pública municipal nesta quinta, 25, na Unit/Campus Itabaiana.

O curso, que contou com instruções para a realização de massagem cardíaca, práticas para a intubação, e cuidados na paramentação dos profissionais para se evitar contágio, visa garantir um preparo ainda maior aos profissionais envolvidos na hora de garantir uma cada vez melhor assistência aos pacientes suspeitos e os infectados pela novo coronavírus.

“Essa capacitação foi voltada para os profissionais do Centro de Atendimento para enfrentamento da Covid-19 com o objetivo de prestar uma assistência de qualidade para os pacientes que lá entrarem e uma maior segurança para os profissionais que lá trabalham”, explicou a tutora do PlanificaSUS no município, a enfermeira Priscilla Melo.

Para a realização do curso, foram definidas as áreas de atuação a serem treinadas. “Fizemos três estações de treinamento para os profissionais de saúde, enfermeiros, técnicos e médicos. Basicamente a massagem cardíaca, que é a ressuscitação cardiopulmonar, a parte de intubação, para os pacientes mais graves, e a paramentação para os profissionais que fazem esses atendimentos”, disse o médico cirurgião da rede municipal, Ismael Martins, que foi um dos profissionais que atuaram instruindo os demais colegas de trabalho. Vitor Almeida, que também é médico do município, se mostrou satisfeito com os resultados alcançados. “Essa capacitação foi importante para podermos ter essas questões todas de forma mais objetiva e direcionadas (para o atual momento de pandemia)”, revelou Vitor.

Para o prefeito, não se deve medir esforços para que a população seja atendida da melhor forma, bem como para oferecer as melhores condições de trabalho a todos os profissionais envolvidos. “Tem sido uma luta muito grande, mas que, com fé em Deus, vamos vencer. E isso se deve a equipe de profissionais, pois, sem eles bem cuidados, não conseguiríamos cuidar bem da população”, finaliza o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

25.Jun.2020