SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO APROVA CENTRO DE REFERÊNCIA DA PREFEITURA DE ITABAIANA

08.Jul.2020

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, recebeu nesta quarta-feira (08) a visita da secretária de Estado da Saúde (SES) Mércia Feitosa, junto com a superintende executiva Adriana Menezes para avaliar o cenário epidemiológico do Coronavírus no município. A reunião aconteceu no gabinete da prefeitura e contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Mara Rúbia, e de técnicos da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à doença.

A reunião visou a adoção de medidas para conter a transmissão do Coronavírus e ampliar os atendimentos para a população de Itabaiana. Valmir de Francisquinho explica que a reunião foi de grande relevância e os resultados foram positivos. “O município já tinha esse entendimento em detrimento da quantidade de pessoas infectadas, bem como daquelas que estão procurando atendimento médico. Itabaiana já oferece esse atendimento especializado e vamos ampliar. Faremos o que for necessário para cuidar das pessoas”, descreve o prefeito.

Para Mércia Feitosa a reunião foi necessária pela situação em que Itabaiana se encontra. “A visita teve o intuito de fazer uma análise conjunta com o prefeito e os técnicos de saúde do municípios para avaliar quais são as medidas que podemos adotar para conter o avanço da pandemia e ampliar os atendimentos aos pacientes”, explicou a secretária. Ela disse, também, que são medidas não só no âmbito da saúde, mas também da economia, “especialmente relacionada ao plano de retomada da economia do governo estadual”, completou.

Ao final da reunião, os participantes foram conhecer as instalações do Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19, que está em funcionamento no Bairro Sítio Porto. Para Mara Rúbia, os atendimentos realizados pelo centro tem trazido resultados positivos no tratamento das pessoas infectadas no município. “Estamos conseguindo identificar as pessoas positivas precocemente, para que elas sejam tratadas nas suas casas e monitoradas pelos profissionais.Dessa maneira a gente evita que os casos se agravem e que essas pessoas precisem de atendimento hospitalar”, explicou a Secretária municipal da Saúde.

A estrutura do centro foi bem avaliado pela secretária Mércia Feitosa, “é uma estrutura boa e o sistema é adequado, tanto na parte física como na de insumos e profissionais. É uma ação da atenção primária, voltada para os pacientes com sintomas da síndrome gripal”, descreveu. Valmir acrescenta que mais de 10 mil atendimentos já foram realizados pelo centro e enfatiza a possibilidade de criação de um novo centro. “Se precisar descentralizar o atendimento do Sítio Porto, faremos outro em outra localidade. Adotaremos todas as medidas necessárias para cuidar da nossa população”, finalizou.

08.Jul.2020