PARCERIAS ESTRATÉGICAS PARA O COMBATE À COVID-19 SÃO FIRMADAS PELA PREFEITURA DE ITABAIANA

11.Jul.2020

“A luta contra a pandemia do novo coronavírus não é a luta do prefeito Valmir, apenas. É uma luta de todos, governantes e população, que precisa de todas as forças possíveis, pois se trata de um problema mundial”. Com essa frase, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, resumiu uma estratégia que vem sendo implantada pela Prefeitura de Itabaiana, através de sua Secretaria de Saúde, desde os primeiros momentos da luta contra a Covid-19: o estabelecimento de parcerias.

Na semana passada, por exemplo, mais uma delas aconteceu, desta vez entre a Prefeitura e o SergipeTec, a principal incubadora de empresas de tecnologia de ponta do Estado. Na oportunidade, o SergipeTec doou equipamentos de proteção individual, os conhecidos EPIs, para que a Secretaria de Saúde possa paramentar corretamente os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao vírus e da proteção à vida da população.

Edmilson Andrade, assessor executivo do SergipeTec, explica como se fundamentou a ação. “Nós temos um núcleo de produção 3D, no qual a gente fabrica, nas impressoras 3D, em parceria com a Universidade Federal e com o Instituto Federal de Sergipe, mais de 5 mil desses protetores que forma entregues à Secretaria de Saúde do Estado. Porém, a CDL de Itabaiana deu essa colaboração à cidade fazendo essa parceria conosco para que pudéssemos produzir esses EPIs”, destaca o assessor.

O diretor presidente do SergipeTec, Breno Barreto, destacou a parceria com a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) como sendo fundamental para a doação dos EPIs, cuja ação na cidade de Itabaiana contou com a presença de Edivaldo Cunha, presidente da FCDL. “Estamos entregando o máximo que a gente pode, diante da limitação que estamos tendo para a aquisição de insumos. Por isso que a parceria com a FCDL é tão importante, pois estamos ajudando a cuidar das pessoas”, destaca Breno.

“Fomos uma das primeiras secretarias a iniciar esse trabalho de prevenção, de informação, de disseminação das informações corretas, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde. Por isso que a gente agradece demais essa parceria, pois não temos medido esforços na busca delas, seja no âmbito privado, seja com o setor público”, disse a secretária de Saúde de Itabaiana, Mara Rúbia, ao agradecer a doação dos EPIs fabricados pelo SergipeTec.

O prefeito, além de agradecer, aproveitou a oportunidade para reforçar algo que ele já vem falando publicamente. “Estamos à disposição para mais parcerias, estamos sempre buscando elas. E toda ajuda é bem-vinda. Portanto, se a pessoa, a empresa ou quem quer que seja tem uma boa ideia, traga até nós. Nossa equipe técnica avaliará e, se a sugestão nos ajudar a trabalhar melhor no combate a essa crise, ela será utilizada. A hora agora, mais do que nunca, é de somação de esforços, sem dúvida”, concluiu o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

11.Jul.2020