PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL REAFIRMA: “ITABAIANA É O MUNICÍPIO QUE MAIS TESTA EM SERGIPE”

15.Jul.2020

O professor doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lysandro Borges, esteve em Itabaiana nesta quarta, 15, para trazer mais novidades e firmar parcerias no combate à pandemia do novo coronavírus. E uma de suas frases foi exemplar: “Itabaiana é o município que mais testa em Sergipe e eu sempre digo: cidade que não testa, está no escuro. Cidade que testa está enxergando o futuro, pois sabe o que está acontecendo”, disse Lysandro, que é farmacêutico bioquímico com doutorado em Ciências Biológicas.

Além de discutir novos métodos de testagem para a Covid-19 com a secretária de Saúde do município, Mara Rúbia, Lysandro esteve na Prefeitura de Itabaiana, em visita ao prefeito Valmir de Francisquinho, e também conheceu o Centro de Referência para o Enfrentamento da Convid-19, montado pela Prefeitura no bairro Sítio Porto.

“A gente veio trazer uma nova metodologia de testagem, baseada em antígenos, para ser feita aqui em Itabaiana, e que vai agilizar muito o processo de diagnóstico médico”, destacou Lysandro Borges, reforçando que o campus da UFS em Itabaiana tem sido também de suma importância para o estabelecimento dessas parcerias com os municípios. “Destaco o trabalho do professor Marcelo, que tem composto conosco essa força-tarefa da UFS no combate a pandemia”, disse Lysandro em referência a Marcelo Alves Mendes, diretor geral do campus da universidade em Itabaiana.

Para o prefeito de Itabaiana, a presença de Lysandro Borges é a confirmação de que a prefeitura, em todas as suas frentes, tem atuado da melhor forma possível nesse período pandêmico. “Enquanto alguns falam bobagens, tentando aterrorizar a população por questões politiqueiras, nós temos feito a nossa parte. E em um momento tão difícil para a humanidade, sei que escolhemos o melhor caminho ao, como tenho dito sempre, dar vez e voz à ciência na luta contra o novo coronavírus”, destacou Valmir de Francisquinho.

Para a secretária de Saúde de Itabaiana, Mara Rúbia, as parcerias são o caminho ideal para se alcançar bons resultados. “Não se trata de um trabalho isolado. Desde o início da pandemia que pedimos o apoio da população. Mas não paramos por aí: fomos em busca de diversas parcerias e seguimos buscando mais. E a nossa atuação conjunta com a UFS tem feito a diferença para melhor nesse momento”, afirmou Mara Rúbia.

Ao analisar as ações tomadas pela administração itabaianense, Lysandro Borges parabenizou o prefeito Valmir de Francisquinho. “À frente do seu tempo, o prefeito está investindo em metodologia de qualidade, a mesma dos melhores laboratórios de Sergipe e do Hospital Albert Einstein (SP), trazendo isso para a população de Itabaiana. Enquanto outros municípios optaram por testes de menor qualidade, que não refletem a realidade, o prefeito de Itabaiana optou por seguir a orientação de sua Secretaria de Saúde, que tem sido uma grande parceira nossa”, analisou Lysandro.

Lysandro ainda complementou a avaliação positiva de Itabaiana indicando qual o melhor caminho a ser seguido. “É a testagem. Pois quanto mais testa, mais identifica quem está contaminado, mais pessoas curadas aparecem e isso garante segurança quando se fala em reabertura do comércio, em segurança no distanciamento social. É o que eu chamo de inteligência epidemiológica. Por isso que a prefeitura de Itabaiana está de parabéns”.

Ainda durante sua passagem por Itabaiana, Lysando aproveitou para conhecer o Centro de Referência que a Prefeitura montou para atender a população. “Uma estrutura muito boa e vocês estão de parabéns pela iniciativa”, disse o professor doutor da UFS, tecendo uma observação: de que seria interessante contratar um farmacêutico para cuidar da farmácia do local, o que liberaria a enfermeira, que atualmente atua no espaço, para atendimento ao público.

“Já disse e repito: quem tiver boas ideias para combater essa epidemia, pode nos sugerir. Nossa equipe técnica avaliará a ideia e a colocaremos em prática se for para melhorar a vida das pessoas. É o caso dessa sugestão do professor Lysandro. Já a acolhemos e vamos contratar, sim, um farmacêutico. Sempre digo: a luta contra a Covid-19 não é apenas de Valmir, é de todos. Estou na linha de frente para proteger nosso povo. Mas a ajuda de todo mundo é bem-vinda”, finalizou o prefeito.

15.Jul.2020