ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

BOA NOTÍCIA: MUNICÍPIO DE ITABAIANA SUPERA A MARCA DE 3 MIL PESSOAS CURADAS DA COVID-19


07.Ago.2020 , atualizado em 07.Ago.2020

Com uma população estimada pelo IBGE em 95.427 habitantes (2019), a cidade de Itabaiana está entre as maiores de Sergipe. Por isso mesmo que um número divulgado nesta quinta, 6, chamou tanto a atenção: o município já tem 3.031 pessoas curadas da Covid-19. E esse número marcante só foi possível ser alcançado devido a decisões por parte da Prefeitura de Itabaiana em relação a sua política de saúde pública: testar o maior número de habitantes possível e colocar a equipe da Vigilância Epidemiológica para acompanhar os casos ativos diariamente.

“Não foram decisões tomadas por achismo. Nós fizemos uma importante parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde o mês de maio. E, nos diálogos com os profissionais de saúde da instituição, percebemos que o caminho mais seguro para proteger as pessoas seria testagem e acompanhamento. E foi isso que fizemos e que seguimos fazendo”, disse o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

A parceria com a UFS, através da Secretaria de Saúde, veio acompanhada da parceria também feita com a Universidade Federal de Pelotas/RS. “Começamos com os inquéritos epidemiológicos, feitos pelas duas universidades, com o boletim epidemiológico, elaborado pela UFS, e seguimos com o aumento expressivo da testagem da população”, revela a secretária de Saúde de Itabaiana, Mara Rúbia.

Para o professor da UFS, José Ronaldo Santos, as informações de testagem e de acompanhamento são decisivas no sentido de se ter uma visão real e clara sobre a evolução da pandemia em Itabaiana. “O acompanhamento da Vigilância Epidemiológica é o maior responsável pela identificação desse alto número de curados”, destaca Ronaldo.

Com cerca de 10% da população testada – 9.422 testes realizados no total – e com um número crescente de curados, as expectativas positivas começam a tomar corpo para as próximas semanas. “Temos cada vez mais certeza de que seremos o primeiro município grande de Sergipe e um dos primeiros do País, do nosso porte, a poder dizer que estamos saindo da fase crítica da pandemia. Mas isso só destacaremos nas próximas semanas. E é importante lembrar uma coisa: a população precisa continuar fazendo a sua parte. Só com união de todos superaremos esse momento tão difícil”, concluiu o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

07.Ago.2020 , atualizado em 07.Ago.2020
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00