Adailton anuncia chegada de refrigeradores para armazenar e distribuir vacina

11.Jan.2021 , atualizado em 11.Jan.2021

O município de Itabaiana se prepara para a chegada da vacina contra a Covid-19 e o prefeito Adailton Sousa já anunciou a chegada de refrigeradores para o armazenamento dos imunizantes. O planejamento da compra foi feito em 2020, ainda na gestão de Valmir de Francisquinho, e concluído no início deste ano.

Adailton Sousa informou que estudos têm sido feitos junto ao comitê, criado com profissionais da saúde, para o processo de vacinação da população itabaianense. “Ainda não sabemos quando a vacina do Butantan estará disponível para a comercialização, nem de que maneira poderemos adquirir. Mas uma segurança eu posso dar à toda população: teremos logística para armazenar e distribuir a vacina”, assegurou Adailton.

A aquisição desses equipamentos faz parte do plano municipal para o recebimento e distribuição das vacinas. O município adquiriu, ao todo, 14 refrigeradores. Destes, 11 são de 280 litros, um de 120 e dois de 1.200 litros. Os dois maiores ficarão na sede da Secretaria Municipal da Saúde e os demais serão distribuídos entre as unidades e o Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19 (localizado no Bairro Porto).

De acordo com Priscila Melo, secretária de Saúde, as vacinas precisam de refrigeração adequada para garantir a sua eficácia. “Elas necessitam dessa refrigeração para manter sua capacidade imunizante e as câmaras refrigeradas são os equipamentos específicos recomendados para o armazenamento”, esclareceu Priscila. "Esses refrigeradores permitem maior precisão no ajuste da temperatura e, dessa forma, a manutenção dos produtos em condições adequadas para a conservação e uso”, concluiu.

Foram investidos aproximadamente 175 mil reais em recursos destinados à pandemia. Adailton complementa que Itabaiana tem recursos em caixa para serem aplicados no combate e que esforços não serão medidos. “Além dos refrigeradores, iremos adquirir as seringas antecipadamente e todos os insumos necessários. Se não houver distribuição da vacina pelo Governo Federal, teremos recursos para comprar”, finalizou Adailton.

11.Jan.2021 , atualizado em 11.Jan.2021