A necessidade da instalação de um banco de sangue no município de Itabaiana foi debatido em reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira, 12. Na ocasião, o Diretor Técnico do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), Carlos Guimarães, e a Diretora Presidente, Mirah Guimarães, estiveram presentes apresentando a proposta do instituto de instalar uma unidade em Itabaiana.
Para o prefeito do município, Adailton Sousa, a instalação traria muitos benefícidos para a região. “Não é de hoje que existe a necessidade de um banco de sangue aqui em Itabaiana, são muitos os que se dirigem a Aracaju para fazer doação. Sabemos ainda que a alta procura de doadores tem aumentado durante esse período de pandemia, a instalação desse banco será importante”, disse Adailton.
De acordo com o médico especialista em Hematologia, Hemoterapia e Oncologia, Carlos Guimarães, o objetivo do IHHS é descentralizar o atendimento de Aracaju. “Nós temos um projeto em 2021 de levar bancos de sangue para o interior de Sergipe. Assim que tudo estiver pronto, Itabaiana será o segundo município do interior do estado a atender essa demanda”, informou Carlos.
Segundo o médico, a proposta é de instalar um banco de sangue completo. “Em um só lugar, teria capacidade para coleta, produção e transfusão de sangue. Além da logística, trazer também um projeto de educação continuada, com consultas na minha especialidade (hematologia e hemoterapia). A intenção é atender os itabaianenses e toda a região agreste”, acrescentou o médico.
A Secretária de Saúde, Priscila Melo, explica que após a instalação em Itabaiana, haverá uma parceria entre o município e o IHHS, através da Secretaria Municipal da Saúde, para a criação de campanhas de incentivo à doação de sangue, além da criação de convênios com clínicas e hospitais públicos e particulares. “Acrescentaria muito para o nosso município, pois o serviço que antes só era prestado na capital, passará a ser feito aqui. Além disso, nossa população seria beneficiada, também, com tratamentos hematológicos com os profissionais da área”, disse Priscila.
Na próxima semana, haverá uma nova reunião para discutir o tema. “Darei total apoio à instalação, pois o que é bom para Itabaiana, é bom para mim. Farei o necessário para que essa parceria saia do papel e traga melhorias para aqueles que doam vidas”, concluiu Adailton.
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe tem certificação da Organização Nacional da Acreditação (ONA) e é uma organização não governamental sem fins lucrativos.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00