ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Governo de Itabaiana discute possibilidade de instalação de banco de sangue no município

Foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde na manhã desta terça-feira, 12


12.Jan.2021 , atualizado em 13.Jan.2021

A necessidade da instalação de um banco de sangue no município de Itabaiana foi debatido em reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira, 12. Na ocasião, o Diretor Técnico do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), Carlos Guimarães, e a Diretora Presidente, Mirah Guimarães, estiveram presentes apresentando a proposta do instituto de instalar uma unidade em Itabaiana. 

Para o prefeito do município, Adailton Sousa, a instalação traria muitos benefícidos para a região. “Não é de hoje que existe a necessidade de um banco de sangue aqui em Itabaiana, são muitos os que se dirigem a Aracaju para fazer doação. Sabemos ainda que a alta procura de doadores tem aumentado durante esse período de pandemia, a instalação desse banco será importante”, disse Adailton. 

De acordo com o médico especialista em Hematologia, Hemoterapia e Oncologia, Carlos Guimarães, o objetivo do IHHS é descentralizar o atendimento de Aracaju. “Nós temos um projeto em 2021 de levar bancos de sangue para o interior de Sergipe. Assim que tudo estiver pronto, Itabaiana será o segundo município do interior do estado a atender essa demanda”, informou Carlos. 

Segundo o médico, a proposta é de instalar um banco de sangue completo. “Em um só lugar, teria capacidade para coleta, produção e transfusão de sangue. Além da logística, trazer também um projeto de educação continuada, com consultas na minha especialidade (hematologia e hemoterapia). A intenção é atender os itabaianenses e toda a região agreste”, acrescentou o médico. 

A Secretária de Saúde, Priscila Melo, explica que após a instalação em Itabaiana, haverá uma parceria entre o município e o IHHS, através da Secretaria Municipal da Saúde, para a criação de campanhas de incentivo à doação de sangue, além da criação de convênios com clínicas e hospitais públicos e particulares. “Acrescentaria muito para o nosso município, pois o serviço que antes só era prestado na capital, passará a ser feito aqui. Além disso, nossa população seria beneficiada, também, com tratamentos hematológicos com os profissionais da área”, disse Priscila. 

Na próxima semana, haverá uma nova reunião para discutir o tema. “Darei total apoio à instalação, pois o que é bom para Itabaiana, é bom para mim. Farei o necessário para que essa parceria saia do papel e traga melhorias para aqueles que doam vidas”, concluiu Adailton. 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe tem certificação da Organização Nacional da Acreditação (ONA) e é uma organização não governamental sem fins lucrativos. 

12.Jan.2021 , atualizado em 13.Jan.2021
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00