ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Itabaiana receberá a Caravana do Esporte e das Artes

A Caravana tem como público educadores e estudantes de 08 a 14 anos da rede pública municipal.


19.Fev.2021 , atualizado em 19.Fev.2021

O município de Itabaiana receberá em 2021 a Caravana do Esporte e das Artes. É a segunda vez que Itabaiana sediará este projeto tão importante para o desenvolvimento do esporte e da cultura nos municípios brasileiros. Criada em 2005, a Caravana do Esporte e das Artes se tornou uma referência na formação de profissionais da educação pública brasileira e esteve em Itabaiana em 2009. 


Devido à Pandemia, a Caravana desta edição será online e concretizada no curso de formação e de capacitação dos educadores inscritos, com duração de 80 horas. O curso é idealizado pelo Instituto Esporte & Educação e o Instituto Mpumalanga, juntamente com os parceiros institucionais UNICEF, DISNEY e ESPN. Eles transportaram os conteúdos antes oferecidos presencialmente para o ambiente online, com as metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte. 


A Caravana tem como público educadores e estudantes de 08 a 14 anos da rede pública municipal. As inscrições dos professores serão feitas por meio das secretarias municipais da Educação, da Cultura, do Esporte e do Desenvolvimento Social. Após a formação e a capacitação dos profissionais de Educação, neste novo modelo de edição da Caravana, os alunos, professores e gestores enviarão, em formato de vídeo, as atividades realizadas com o incentivo do projeto. Ao final, 05 cidades serão premiadas com o selo Unicef. 


Na última quinta-feira (11), o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roosevelt Santana, participou de uma reunião com a vice-governadora Eliane Aquino e demais representantes dos municípios sergipanos que receberão a Caravana do Esporte e das Artes. Na reunião se discutiu as possibilidades e os desafios para se executar a Caravana diante deste momento de Pandemia. Para o secretário Roosevelt Santana, é um momento ímpar para se efetivar as políticas públicas da cultura, do esporte e da educação, “Estou bastante animado com todas as possibilidades que esse projeto pode abrir. Itabaiana ter sido escolhida é sensacional, mostra ainda mais a nossa importância no cenário sergipano”.

Segundo a vice-governadora, é necessário o comprometimento de todos para efetividade do projeto, “as perdas financeiras trazidas pela pandemia afetaram, e continuam afetando, justamente aqueles que mais precisam. Vivemos uma crise econômica, política e sanitária que, possivelmente, trará graves danos ao desenvolvimento das crianças e adolescentes se não agirmos para reverter esse quadro. É absolutamente necessário que os professores estejam engajados nas formações da Caravana, porque elas vão, com certeza, contribuir para o desenvolvimento das nossas meninas e meninos”.


A presidente do Instituto do Esporte&Educação, Ana Moser, acredita que será um sucesso, pois os municípios sergipanos sempre acolhem bem o projeto. “Sergipe é um estado que sempre nos recebe de uma forma muito engajada e isso nos dá bastante entusiasmo para realizar a Caravana no Estado. Tenho certeza que será um processo muito rico para todos. A organização de todos os conteúdos e estratégias utilizadas nas formações em uma plataforma digital permite que o projeto continue e isso tem um impacto direto sobre as possibilidades de qualificação da prática pedagógica”, destacou. 

19.Fev.2021 , atualizado em 19.Fev.2021
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00