ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

17 de maio, Dia Internacional da luta contra a LGBTfobia

O Governo de Itabaiana se solidariza com o movimento LGBTQIA+ e reafirma a importância do Dia Internacional da luta contra a LGBTfobia.


17.Mai.2021

lgbt1705_7910e0a4fd09f65344e342.png

O Governo de Itabaiana se solidariza com o movimento LGBTQIA+ e reafirma a importância do Dia Internacional da luta contra a LGBTfobia. O apanhado histórico comprova que a luta contra a LGBTfobia deve ser firme e constante. 

A data de hoje marca a decisão histórica que a homoafetividade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

Neste 17 de maio, é importante destacar as grandes conquistas do movimento LGBTQIA+: como o combate ao preconceito após a descoberta da AIDS, para a qual os homoafetivos foram classificados como um “grupo de risco”. Para combater a nova doença e a nova carga de preconceito que ela trazia, vários ativistas se uniram, criando associações de combate à AIDS, como o Grupo Gay da Bahia (GGB), em 1980 e o Triângulo Rosa, do Rio de Janeiro, também do mesmo ano.

Outra conquista histórica, foi a criação da Parada do Orgulho Gay. Sua primeira edição aconteceu em 1997, influenciada pela 17 ª Conferência da Associação Internacional LGBT, no Rio de Janeiro, em 1995. A iniciativa teria inspirado uma passeata na Praça Roosevelt  em 1996 e, a partir daí, foi organizada a primeira Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, que hoje é o maior evento LGBT do mundo.

As conquistas recentes vieram a partir dos anos 2000, com a autorização do procedimento de mudança de sexo — masculino para feminino —  em 2002. E, somente em 2010, passou a valer também para mulheres que queriam tornar-se homens, podendo ser realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Além disso, o Ministério da Saúde garantiu o acesso aos serviços de saúde pública aos transexuais e transgêneros com um nome diferente do que consta em seu documento de identificação no ano de 2009, permitindo a essas pessoas expressarem sua verdadeira identidade de gênero. Já a autorização para a mudança de nome no registro civil foi oficializada recentemente, em 2018.

Outra conquista muito importante para afirmar a cidadania e acabar com o preconceito contra os LGBTs  ocorreu em 2011, com a aprovação da união estável entre homossexuais. A permissão para o casamento veio dois anos depois.

17.Mai.2021
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00