O Governo de Itabaiana se solidariza com o movimento LGBTQIA+ e reafirma a importância do Dia Internacional da luta contra a LGBTfobia. O apanhado histórico comprova que a luta contra a LGBTfobia deve ser firme e constante.
A data de hoje marca a decisão histórica que a homoafetividade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
Neste 17 de maio, é importante destacar as grandes conquistas do movimento LGBTQIA+: como o combate ao preconceito após a descoberta da AIDS, para a qual os homoafetivos foram classificados como um “grupo de risco”. Para combater a nova doença e a nova carga de preconceito que ela trazia, vários ativistas se uniram, criando associações de combate à AIDS, como o Grupo Gay da Bahia (GGB), em 1980 e o Triângulo Rosa, do Rio de Janeiro, também do mesmo ano.
Outra conquista histórica, foi a criação da Parada do Orgulho Gay. Sua primeira edição aconteceu em 1997, influenciada pela 17 ª Conferência da Associação Internacional LGBT, no Rio de Janeiro, em 1995. A iniciativa teria inspirado uma passeata na Praça Roosevelt em 1996 e, a partir daí, foi organizada a primeira Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, que hoje é o maior evento LGBT do mundo.
As conquistas recentes vieram a partir dos anos 2000, com a autorização do procedimento de mudança de sexo — masculino para feminino — em 2002. E, somente em 2010, passou a valer também para mulheres que queriam tornar-se homens, podendo ser realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Além disso, o Ministério da Saúde garantiu o acesso aos serviços de saúde pública aos transexuais e transgêneros com um nome diferente do que consta em seu documento de identificação no ano de 2009, permitindo a essas pessoas expressarem sua verdadeira identidade de gênero. Já a autorização para a mudança de nome no registro civil foi oficializada recentemente, em 2018.
Outra conquista muito importante para afirmar a cidadania e acabar com o preconceito contra os LGBTs ocorreu em 2011, com a aprovação da união estável entre homossexuais. A permissão para o casamento veio dois anos depois.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00