Semana Municipal do Esporte Amador é implementada em Itabaiana

A semana será celebrada anualmente no município

17.Jun.2021 , atualizado em 17.Jun.2021

site-4_b858bac3fc602e16bde92c925b9ea.png

A Semana Municipal do Esporte Amador passa a integrar o calendário do município de Itabaiana a partir deste ano. O projeto de lei é de autoria do vereador Joãozinho do Lagamar, foi aprovado na câmara e sancionado pelo Prefeito Adailton Sousa. A implementação já foi publicada na edição da última segunda-feira, 14, no Diário Oficial do município.

Anualmente, a última semana de agosto será voltada ao incentivo de práticas esportivas. De acordo com Joãozinho do Lagamar, “a ideia partiu como forma de oficializar a prática de modalidades esportivas com os praticantes amadores em Itabaiana. Dessa forma podemos incentivar as pessoas do nosso município a praticar atividade física, assim como dar notoriedade aos esportistas amadores da nossa cidade”, explicou Joãozinho.

Além disso, a semana do esporte amador tem o intuito de engajar a sociedade civil, a iniciativa pública e privada e a população em geral para a realização de esportes, despertando o desejo por hábitos de vida mais saudáveis e reduzir os índices de sedentarismo no município e, consequentemente, em todo o país.

Segundo uma pesquisa realizada pelo governo federal no final de 2015, quase metade da população brasileira é sedentária. A pesquisa “Diagnóstico Nacional do Esporte” mostra que 54,1% dos brasileiros realizam atividades físicas, enquanto 45,9% admitem que estão parados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, é considerado um atleta amador, o indivíduo que pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, em seu tempo livre, com duração mínima de 30 minutos. “Em Itabaiana, há uma frequência alta de praticantes de ciclismo, corrida de rua, futsal e futebol, dentre outras modalidades praticadas por itabaianenses”, completou Joãozinho.

17.Jun.2021 , atualizado em 17.Jun.2021