Julho Amarelo: Secretaria de Saúde oferece testagem gratuita sobre as Hepatites Virais

O Julho Amarelo é o mês de conscientização contra as hepatites virai

23.Jul.2021

julhoamarelo-site_3cbfa7c869fd053f3fff91ace7a.png

O Julho Amarelo é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. 28 de Julho é a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Com isto, surgiu a campanha Julho Amarelo que foi instituída em 2019 pela Lei 13.802.

Segundo o Ministério da Saúde, a finalidade da data é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, inflamação do fígado causada por vírus. De acordo com o Ministério, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora de hepatite C cronica.

Em Itabaiana, o Centro de Testagem e Acolhimento está localizado na Rua Itaporanga, S/N - ao lado do Hospital Regional. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 09:30 às 11:30 e das 13:30 às 15:30. O serviço é de porta aberta, não necessitando agendamento, bem como de demanda espontânea, não havendo exigência de prescrição médica prévia para a realização dos exames.

O paciente ao chegar no serviço será acolhido pelos aconselhadores do CTA (psicólogo e/ou enfermeira) os quais farão não só a orientação para testagem como também orientação sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatites B e C).

De Janeiro a Julho deste ano, no Centro de Testes e Acolhimento, 293 testes realizados da Hepatite B foram negativos e 04 positivos. Já dos 296 testes da Hepatite C, todos foram negativos.

23.Jul.2021