ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Julho Amarelo: Secretaria de Saúde oferece testagem gratuita sobre as Hepatites Virais

O Julho Amarelo é o mês de conscientização contra as hepatites virai


23.Jul.2021

julhoamarelo-site_3cbfa7c869fd053f3fff91ace7a.png

O Julho Amarelo é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. 28 de Julho é a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Com isto, surgiu a campanha Julho Amarelo que foi instituída em 2019 pela Lei 13.802. 

Segundo o Ministério da Saúde, a finalidade da data é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, inflamação do fígado causada por vírus. De acordo com o Ministério, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora de hepatite C cronica.

Em Itabaiana, o Centro de Testagem e Acolhimento está localizado na Rua Itaporanga, S/N - ao lado do Hospital Regional. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 09:30 às 11:30 e das 13:30 às 15:30. O serviço é de porta aberta, não necessitando agendamento, bem como de demanda espontânea, não havendo exigência de prescrição médica prévia para a realização dos exames.

O paciente ao chegar no serviço será acolhido pelos aconselhadores do CTA (psicólogo e/ou enfermeira) os quais farão não só a orientação para testagem como também orientação sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatites B e C).

De Janeiro a Julho deste ano, no Centro de Testes e Acolhimento, 293 testes realizados da Hepatite B foram negativos e 04 positivos. Já dos 296 testes da Hepatite C, todos foram negativos. 

 

23.Jul.2021
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00