A problemática dos animais em vias públicas, sobretudo nas Brs, é motivo de discussão em vários municípios sergipanos. Em Itabaiana, o assunto tem sido corriqueiro devido aos acidentes que são ocasionados, muitas vezes deixando sequelas tanto nos animais quanto nos motoristas, além dos danos materiais.
No último domingo (15), uma égua foi encontrava ferida às margens da BR-235, no município de Itabaiana. Mesmo sendo uma competência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o órgão que atende aos animais no município foi acionado para tentar solucionar o problema.
O veterinário da prefeitura realizou os primeiros socorros, examinou, medicou e levou o animal à Escola Agrícola do município para que fosse possível dar prosseguimento ao tratamento.
A secretária de Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento Alimentar, Lorena Sousa, explicou que há uma lei oriunda do Poder Executivo Municipal que tem por objetivo implantar microchip nos animais para que facilite o reconhecimento do proprietário e assim o responsabilizar por qualquer dano causado ao próprio animal ou a terceiros. O projeto foi rejeitado no ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Itabaiana, mas há expectativa que volte à pauta da Casa ainda este ano para ser apreciado.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00