ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Itabaiana 133 anos: 1º Festival Itabaianense da Canção foi um sucesso

Saiba quais foram as canções vencedoras no 1º Festival Itabaianense da Canção


30.Ago.2021

b7e2b607-dd33-4281-a34b-96dce10895c9_5fb5915f297fe81093a7742e.jpg

Em comemoração aos 133 anos de elevação de vila de Itabaiana para cidade, o município realizou o 1º Festival Itabaianense da Canção (FIC). A final foi realizada na noite do último sábado (28), feriado municipal do aniversário da cidade, no estacionamento do Shopping Peixoto. As apresentações foram transmitidas pelo canal do Youtube do Governo de Itabaiana.  


Em uma noite harmoniosa, cerca de 17 grupos com diversos artistas se apresentaram no palco do 1º Festival Itabaianense da Canção. O evento contou com uma grande estrutura e com a presença do Prefeito Adailton Sousa, a primeira dama Érica Pinheiro; o empresário Messias Peixoto; o Secretário de Cultura, Roosevelt Santana; O secretário de Comunicação Social, Chiquinho Ferreira; A secretária de Desenvolvimento Social, Osanir Costa; A secretária de Meio Ambiente, Edilene Barros e a secretária de Turismo, Sônia Carvalho.  


Para o Prefeito Adailton Sousa, o sucesso do 1º festival trouxe uma expectativa sobre a realização nos próximos anos, “graças a Deus, fechamos com chave de ouro o aniversário da nossa querida Itabaiana. O 1º Festival Itabaianense da Canção apresentou uma riqueza cultural do nosso município e do nosso estado de Sergipe. Sem dúvidas, acredito que o nosso festival só tem a crescer nos próximos anos”, destacou. 


Votação Popular


Na votação popular, a disputa foi acirrada. A canção “Menino” da Banda itabaianense Cebola Radioativa obteve 3.312 votos e foi a preferida pelos milhares de internautas. A banda foi criada em 2013 por 04 amigos itabaianenses: João Paulo (baixista), João Marcus (Vocalista), Alysson Pinguim (baterista) e Walysson Dantas (guitarrista).  


Para João Paulo, integrante do grupo musical, foi uma grande oportunidade para mostrar os talentos do estado, “foi um evento muito bom, a gente espera que aconteça nos próximos anos. Foi uma ideia muito boa para fortalecer o cenário cultural da música itabaianense e estadual, já que abriu as portas para as bandas de fora do município. Nós surgimos em 2013 e tivemos essa oportunidade de mostrar nossas músicas autorais”, agradeceu. 


Vencedores da Categoria Local - Jurados 

 

O 1º Festival Itabaianense da Canção teve como jurados: a professora e historiadora Josevanda Franco; o jornalista e historiador, José de Almeida; o DJ Budah Moderno; o Maestro Valtenio da Filarmônica N. Sra da Conceição e Antonio do Amaral, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura, co-fundador do grupo Imbuaça e idealizador do Festival Estudantil de Música Popular. 


Na categoria municipal, a música “Semente” conseguiu a melhor votação da noite entre os jurados. A canção é de autoria de Danilo Moura e teve como intérprete Fábio Jean. Para Danilo Moura, o festival é uma semente para despertar novos talentos “fiquei muito feliz pela oportunidade porque eu vejo pouca iniciativa desse tipo valorizar os autores das canções. Itabaiana sai na frente para mostrar ao estado essa necessidade. Como coordenador do projeto social Formiguinha, eu sei o quanto esse tipo de projeto transforma e incentiva muitos jovens. Eu vi cantores como Fábio Jean que estava desacreditado nessa Pandemia, chegou e venceu como melhor intérprete. Isso me deixou bastante feliz”, concluiu.  

 

Os resultados da categoria municipal foram os seguintes: 

1° lugar - Semente (Intérprete: Fábio Jean, autor: Danilo  Moura)

2° lugar - Sou mais forró (Rodrigo Graça e Anderson Almeida)

3° lugar - Viver e amar (Laryssa Emanuelle)


Vencedores da Categoria Estadual - Jurados 


Na categoria estadual, o 1º Festival Itabaianense da Canção (FIC) apresentou uma rica composição musical. A cada apresentação realizada, era notório o sentimento de satisfação dos jurados e demais pessoas presentes no evento. A conclusão das pessoas e jurados foi unânime, a qualidade foi além do esperado. 


Para o Secretário de Cultura, Roosevelt Santana, o evento tem uma importância fundamental na promoção da música sergipana, “a importância do festival é gigante. Você abre portas para o surgimento de diversos artistas a nível de município e estado. Itabaiana, de uma vez por todas, crava a bandeira do cenário musical na cidade e, não tenho a menor dúvida, que o FIC se transformará em um dos maiores eventos do estado de Sergipe, assim como a Bienal do Livro, e vai colocar Itabaiana no cenário musical a nível Nordeste”  


Os resultados da categoria estadual foram os seguintes: 

1° lugar - Provérbio (George Menezes)

2° lugar - Itabaiana eu amo você (Tatua)

3° lugar - Barco a vela (Bruno Ricardo)

30.Ago.2021
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00