Na manhã desta quinta-feira (09) o prefeito Adailton Sousa recebeu em seu gabinete representantes da empresa Pet Fênix, que hoje é a maior rede de crematório animal do Brasil. O objetivo da visita foi iniciar as conversações para uma eventual parceria público privada.
A empresa foi fundada em 2013 e tem sua sede no município de Nossa Senhora do Socorro. Um dos sócios da empresa, Diogo Costa, explicou como se dá o processo de cremação e mostrou dados do número de animais em situações vulneráveis no município de Itabaiana. Segundo ele, 2.300 animais morrem por mês no município serrano e muitos desses descartes não são feitos de forma adequada.
“A realidade hoje por onde passamos é encontrar animais jogados nos rios, mangues, lixos. A partir da decomposição o necrochorume atinge os lençóis freáticos. O descarte animal de forma errada também pode transmitir doenças e prejudicam o meio ambiente”, disse.
Por sua vez, o prefeito Adailton Sousa parabenizou a empresa pelo trabalho que se propõe a fazer e demonstrou intenção de firmar a parceria. Porém, enfatizou que antes de qualquer movimentação neste sentido será feita uma análise de todos os estudos possíveis para que haja viabilidade desta parceria.
Também estiveram presentes na reunião: a secretária do Meio Ambiente, Edilene Barros; a secretária de Agricultura, Lorena Souza; o procurador do município, Lucas Cardinali; o técnico veterinário responsável pela Pet Fênix, Eduardo Costa; e o também sócio da empresa, Erardo Costa.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00