Outubro Rosa: previna-se, mulher!

01.Out.2021

whatsapp-image-2021-09-30-at-14-15-14_8d5e109b9f8e33071e8e7c.jpeg

Começamos o mês de outubro, nesta sexta-feira, chamando a atenção para a campanha Outubro Rosa, voltada para prevenção ao câncer de mama. A mobilização acontece durante todo ano, porém, as maiores ações inerentes ao tema são abordadas no décimo mês do ano quando se ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, em especial, da mulher. O câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.

Durante o mês, o tema é bastante abordado para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Infelizmente, ainda há pessoas que precisam se conscientizar e utilizar todo que estiver ao alcance para se prevenir, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A importância do autoexame

Como modo preventivo, o autoexame de mama pode ser considerado o primeiro passo para as mulheres. O objetivo deste procedimento é procurar nódulos e descobrir precocemente células que podem ser cancerígenas ou não. Ao encontrar algo diferente, a principal recomendação é procurar um médico para que se examine o caso com mais propriedade e métodos que levem a um diagnóstico completo.

A importância da mamografia

É sabido por todos nós que diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Geralmente, o exame é aplicado às mulheres a partir dos 40 anos.

01.Out.2021