Governo de Itabaiana comemora Dia do Professor

Entre muitas melhorias para os educadores, o salário em dia e antecipado ganha destaque

15.Out.2021 , atualizado em 15.Out.2021

whatsapp-image-2021-10-15-at-08-10-01-1_a43ff183f7ba14843f205a.jpg

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. A data foi estabelecida em 1963, durante o governo de João Goulart, com o intuito de homenagear estes profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país.

Nos dias de hoje, a profissão se tornou cada vez mais desafiadora. De dois anos pra cá, com o advento da pandemia que assolou todo mundo, os profissionais da educação tiveram que se reinventar para que alunos não perdessem totalmente o convívio escolar. Por meio de aulas e atividades on-line, o contato foi mantido. Hoje, com o início da chamada pós-pandemia, os desafios ainda não acabaram. O retorno às aulas presenciais exigiu um grande esforço dos professores e educadores para este novo momento, devidamente obedecendo todas as regras impostas pela vigilância sanitária.

Jakeline Andrade, professora do Centro Educacional Profª Cláudia Jeani Carneiro, relatou que as aulas on-line, devido ao surgimento da pandemia da Covid-19, foi um momento de bastante apreensão tanto para os alunos quanto para os professores.

“Nos adaptamos e para nossa grata surpresa conseguimos descobrir uma forma de superarmos por meio de outros caminhos. Desenvolvemos atividades impressas, vídeo- aulas gravadas com orientações. Tivemos um retorno muito bom da comunidade do povoado Carrilho. Eu vi o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Está sendo um ano desafiador, mas, na medida do possível, está sendo um ano proveitoso. Não foi perdido o processo de ensino aprendizagem e o vínculo afetivo”, garantiu.

Já a professora Alécia Santos, que leciona na Escola Municipal Profª Clara Meireles, afirmou que o processo de volta às aulas presenciais está sendo o momento mais desafiador da sua carreira devido ao nosso formato que as aulas estão sendo realizadas.

“Voltamos de quase dois anos de ensino remoto. As aulas são muito diferentes do que é preciso ser. O recreio tornou-se apenas uma pausa para descanso. Evidente que isso tem acontecido por conta da pandemia que ainda existe. Devemos nos prevenir contra a Covid. Que consigamos um dia termos de volta as salas de aula cheias de alunos e carteiras”, disse.

Para Vanderlea Fontes, educadora do Centro Educacional Profª Maria Eunice Góis, ser professor é ensinar e educar por amor, não se limitado somente a explicar conteúdos e corrigir provas. “É dedicação, entrega e aprender constantemente. Para mim, é uma vida de dedicação ao que verdadeiramente eu amo fazer”, disse.

Gilvânia Ramos, gestora do Centro Educacional Profª Maria Eunice de Góis, enfatizou a importância da valorização em receber o salário antecipado dentro do mês. Segundo ela, a classe sofreu bastante, em gestões anteriores, com os atrasos salariais que aconteciam frequentemente. “Há alguns anos estamos recebendo nossos salários dentro do mês e de forma antecipada. A prefeitura age valorizando o trabalho do professor, dando condições de trabalho”, afirmou.

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, ressaltou que o município tem trabalhado visando a melhoria de todos os funcionários públicos do município, sobretudo os professores, por entender que a classe representa um pilar fundamental para a formação de qualquer pessoa.

“É um dia para enaltecermos a profissão mãe de todas as outras. Nosso município tem valorizado cada vez mais estes abnegados profissionais que buscaram se reinventar durante esse processo de pandemia e hoje, com o retorno às salas de aula, estão fazendo o seu melhor para lidar com as diversas situações que se deparam. Uma medida que adotamos deste a gestão do ex-prefeito Valmir de Francisquinho, e eu fiz questão de manter, foi a antecipação do salário dos servidores da educação por entendermos que este é o pilar fundamental de toda sociedade. Sem educação, país, estado ou município nenhum avança”, declarou.

15.Out.2021 , atualizado em 15.Out.2021