“A alfabetização é o coração da educação com qualidade”, avalia a professora Marilene Neri

A ação foi voltada para docentes da rede municipal de ensino

09.Nov.2021 , atualizado em 09.Nov.2021

reuniao-da-educacao-sest-senat-diego-10_e8ce73b799fb858b7ff6146af.jpg

Na manhã desta terça-feira (09), aconteceu o encontro de gestores, coordenadores, professores da Educação Infantil ao 5º ano e secretários de Educação das regiões circunvizinhas, para uma troca de experiências sobre a o desempenho da educação da cidade de Sobral, no Ceará. O evento ocorreu no Sest/ Senat, em Itabaiana, e contou com a participação de diversos docentes.

O objetivo do encontro foi melhorar os indicadores das unidades de ensino, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para explicar melhor sobre o tema proposto, o município recebeu a professora Marilene Neri, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia e colaboradora do Documento Curricular da Rede de Ensino de Sobral/CE.

Durante sua fala, Marilene enfatizou a importância da alfabetização com qualidade. Segundo ela, esse processo deve acontecer na criança até os sete anos, o que vai fazer com que o desenvolvimento e o rendimento escolar sejam acentuados mais rápido e com mais qualidade.

“O professor tem o compromisso pedagógico, com o planejamento, mas também tem o compromisso de garantir uma educação de qualidade para nossos alunos. A alfabetização é o coração da educação com qualidade. O aluno, quando é alfabetizado na idade certa, lê e escreve com qualidade. Vai ter um bom rendimento escolar. O ponto de partida é cada educador analisar sua sala e aula e ver como esse processo de alfabetização está sendo realizado, disse.

Marilene convidou a plateia que acompanhava a palestra a refletir que na educação existe muita coisa boa na teoria, mas que é necessário acreditar que essa teoria pode virar realidade. “Esse é o primeiro passo. Temos que acreditar que uma criança de até sete anos pode ler com fluência com entonação”, afirmou.

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, prestigiou o evento e mostrou-se bastante satisfeito com o conteúdo apresentado. Para ele, exemplos como o da cidade de Sobral, conceituada no quesito educação, são necessários serem seguidos para que haja um maior êxito na qualidade de ensino.

“A alfabetização é o pilar de tudo. É o que condiciona a criança a ler, escrever e desenvolver. Quanto mais rápido acontecer, mais rápido a criança estará apta a novos desafios. Foi uma satisfação muito grande recebermos Marilene Neri em nosso município e tenho certeza que vamos extrair tudo o que pudermos desse modelo trazido por ela para que nosso Ideb avance ainda mais”, assegurou.

09.Nov.2021 , atualizado em 09.Nov.2021