IBGE e Governo de Itabaiana traçam planejamento para o Censo 2022

Expectativa é que o número de habitantes passe dos 100 mil, o que resultará no aumento de repasse do FPM

16.Mar.2022 , atualizado em 16.Mar.2022

img-20220315-wa0023_fc19836af5bfbb2b672ebba.jpg

Na última terça-feira (15) o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, esteve reunido com representantes do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE)  para discutir a importância do Censo Demográfico 2022. Durante a explanação, foi informado que os dados do Censo servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, entre outros benefícios, altera para mais o valor do repasse quando ultrapassa 100 mil habitantes, como também amplia os serviços dos programas do Governo Federal em parceria com o município.

O coordenador censitário de subárea do Censo, Marcelo Cunha, agradeceu ao prefeito pela ação da comunicação em atender o pleito do IBGE com a divulgação necessária.

"Vou continuar precisando bastante da comunicação, mas já registro que a página do Governo ds Itabaiana é extremamente ativa e participativa, o que implica num alcance muito grande dos resultados que desejamos obter. Como exemplo, o processo seletivo. É de grande importância a continuação dessa parceria para o sucesso do Censo 2022", afirmou ele, que ainda explicou que o trabalho em campo será realizado no período de agosto a outubro deste ano.

"Durante a reunião tratamos de como se dará a coleta de informações, da tecnologia que seda utilizada para esta coleta e da garantia de todo território e todos os domicílios do município", prosseguiu o coordenador.

Ainda segundo Marcelo, também foi traçado um planejamento estratégico para divulgação do Censo no município. "Iremos fomentar por meio de sites, redes sociais, carros de som, rádios e mídias externas. Usaremos todos os meios de comunicação possíveis para que a população tome conhecimento do Censo", garantiu.

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, avaliou como proveitoso o encontro com os representantes do IBGE e assegurou que o município oferecerá a estrutura necessária para os técnicos do Censo. "É uma pesquisa importante e que renderá bons frutos ao município. Mais uma vez Itabaiana sai à frente em busca de melhorias para seu povo, já que o quantitativo do Censo implica no aumento do FPM. Nossa expectativa é que se há 12 anos Itabaiana tinha cerca de 96 mil habitantes, hoje já ultrapasse os 100 mil, número necessário para o aumento do repasse", disse.

Ainda segundo o gestor, em se confirmando a estimativa da população, o município obterá benefícios de programas oriundos do Governo Federal.

O coordenador censitário da área, Alessandro Santana, também esteve presente d afirmou em sua fala que Itabaiana cresce de forma  acelerada. Além de Alessandro, estiveram presentes na reunião: a secretária de Administração, Sandra Andrade; a secretária de  Desenvolvimento Social, Osana Costa; o secretário de Saúde, José Suelton; a secretária de Educação, Ivanete Mendes, o secretário de Comunicação, Chiquinho Ferreira;  o presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, Marcos Oliveira; o presidente da CDL, Fábio Moura; o pró-reitor da Universidade Federal de Sergipe, Marcelo Mendes; o diretor da UFS- Campus Itabaiana, Victor Hugo e o chefe de gabinete do Instituto Federal de Sergipe, Gilvan Bezerra.

16.Mar.2022 , atualizado em 16.Mar.2022