Projeto "Resgate à Infância-MPT na Escola" é apresentado durante reunião

30.Mar.2022 , atualizado em 30.Mar.2022

img-20220330-wa0048_8993362e3cb26b1f74c4.jpg

Na manha desta quarta-feira (30) aconteceu, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a apresentação do projeto "Resgate à Infância -MPT na Escola" e do Plano Intersetorial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

O plano é integrado pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. A professora Rosilene Souza, que também é técnica-coordenadora do projeto MPT na Escola, explicou que quando há casos de trabalho infantil em uma família, a criança ou o adolescente acabam deixando o estudo em segundo plano, o que é prejudicial.

"Quando se fala em violação de direitos, o pior é o trabalho infantil. Temos que combater com a arma que temos:a informação. Temos que cuidar de nossas crianças e adolescentes porque elas não são futuro. São presente", disse.

Segundo Rosilene, o trabalho voltado às crianças e adolescentes acontece durante todo o ano, cada mês com uma temática diferente. Ela também explicou que a culminância do projeto será no dia 12 de junho com o Prêmio MPT.

Aos participantes, foi distribuído um caderno de orientações quanto ao combate do trabalho infantil. Também foi anunciado que durante as duas últimas semanas de abril as secretarias que integram o plano Intersetorial realizará palestras nas escolas com o objetivo de levar informações sobre o tema aos pais dos alunos.

A secretária de Desenvolvimento Social,Osanir Costa, também participou da reunião e ressaltou a importância do tema ser debatido nas escolas. Ela acredita que a sensibilização, por meio da mensagem, é a forma mais eficaz de combater o trabalho infantil.

"Às vezes os pais nem sabem que a atenção da criança dividida entre trabalho e estudo é prejudicial. Temos que usar de todas as estratégias possíveis para alcançar esses pais e uma delas é o fortalecimento da comunicação entre nós e eles", disse.

30.Mar.2022 , atualizado em 30.Mar.2022