Itabaiana sedia II Seminário Regional de Aleitamento Materno

12.Ago.2022 , atualizado em 12.Ago.2022

img-20220812-wa0028_2a1e31f73a772bac4c20.jpg

Na manhã desta sexta-feira (12) aconteceu, no auditório da Secretaria de Educação, o II Encontro Regional de Aleitamento Materno. O evento teve a finalidade de debater e promover compartilhamentos de experiências sobre o aleitamento materno na região e teve como público-alvo enfermeiros do município, gestores municipais e profissionais da saúde.

O prefeito Adailton Sousa abriu os trabalhos e destacou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças. "Foi um momento muito proveitoso. É importante que todos que participaram dele alertem as mães, passem os conhecimentos adquiridos e incentivem o aleitamento" disse.

O secretário municipal de Saúde, José Suelton, ressaltou que é precisou incentivar o aleitamento em todos os momentos. "Precisamos cultivar essa semente nas pessoas, pois o aleitamento é de suma importância para o desenvolvimento das crianças. Agradeço o apoio de todos os envolvidos para que o evento acontecesse", disse.

Durante o evento, a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana, Adriana Figueiredo, e a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Magda Vieira, ministraram a palestra que teve como tema "A Rede de Atenção à Saúde Para Promoção do Aleitamento Materno".

Elas chamaram atenção para a importância dos 1000 primeiros dias da criança, que já começa na gestação e demonstrou os avanvos das políticas públicas referentes ao tema. "O grande desafio do profissional de saúde é identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural familiar. Nós, profissionais da saúde, temos que usar a promoção, proteção e apoio como formas de orientação correta às mães ", explicou Adriana.

Também participaram do evento: o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wilmarques Cruz; a secretaria de Desenvolvimento Social, Osanir Costa; o diretor administrativo do HM São José, João Batista; e a representante da APS do município de Campo do Brito, Lucy Mary Mendonça.

12.Ago.2022 , atualizado em 12.Ago.2022