ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Roda de Conversa debate violência contra a mulher


18.Ago.2022 , atualizado em 18.Ago.2022

img-20220818-wa0016_262700340458111ba51db9efd.jpg

Na manhã desta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou a Roda de Conversa Sobre a Violência Doméstica Contra as Mulheres. O evento buscou conscientizar e enfatizar, tanto homens quanto mulheres, da importância de ser discutido o tema não somente no Agosto Lilás, mas a todo tempo.

O tema foi debatido por: Lucivânia Lisbôa, coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres; Mardilla Queiroz, Procuradora-Geral do Município de Itabaiana; e Maria Rita, Promotora de Justiça Cível e Especial de Itabaiana.

Lucivânia Lisbôa, explicou que a mentalidade enraizada na sociedade de diminuição da mulher não é atual, mas existe há muito anos. "Falando num processo histórico, a filosofia, a ciência e a religião contribuíram para a exclusão das mulheres em diversos cenários. Nossa cultura 
naturaliza tanto a violência que até para se reconhecer enquanto violentada é difícil", relatou.

A promotora Maria Rita explanou o surgimento da Lei Maria da Penha, quais as formas de violência contra a mulher e como evitar tais acontecimentos.

"A violência contra a mulher é cultural, mas essa cultura tem que ser desconstruída para gente reconstruir. A educação tem um papel fundamental da reconstrução desse cultura. Nas escolas, está o foco da formação. Temos que começar a trabalhar a criança e o adolescente nesse sentido", afirmou.

A procuradora Mardilla Queiroz esclareceu que a nomenclatura Agosto Lilás nasceu em função da Lei Maria da Penha ter sido promulgada no mês referido. "Maria da Penha foi um caso emblemático no Brasil. Foi torturada, o agressor não fui punido, buscou ajuda em órgãos internacionais e, somente depois disso, os órgãos brasileiros voltaram os olhares, de forma mais veemente, para a violência contra a mulher. Também precisamos desmistificar que violência só é física, mas também moral, patrimonial, psicológica e sexual", frisou.

O prefeito Adailton Sousa também participou do evento e enalteceu a organização e o trabalho que tem sido realizado pelos conselhos. Também aproveitou a oportunidade para fazer um anúncio muito importante em relação às mulheres.

"Há um tempo atrás, a primeira-dama, Érica Sousa, esteve na cidade de Pilar, em Pernambuco, e visitou a Casa da Mulher. Encantada com o trabalho visto por lá, trouxe a ideia. Buscamos a senadora Maria do Carmo e ela prontamente nos atendeu e garantiu que antes de terminar o mandato disponibilizará recursos para a construção da Casa da Mulher Itabaianense, que além de serviços de exames voltados às mulheres, contará com a Patrulha Maria da Penha", disse.

 

18.Ago.2022 , atualizado em 18.Ago.2022
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00