Sudene realiza evento na CDL e apresenta Projeto de Desenvolvimento Federativo

01.Set.2022 , atualizado em 02.Set.2022

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) realizou, nesta quinta-feira (17), na Câmara de Dirigentes e Lojistas de Itabaiana, um evento com o objetivo de apresentar o Projeto de Desenvolvimento Federativo. O projeto é uma estratégia da Sudene para promover a interiorização do desenvolvimento regional destacando ações de fortalecimento dos municípios de menor capacidade empreendedora.

Os objetivos do projeto são: promover a integração das políticas públicas nos municípios abrangidos pelo projeto; fortalecer a capacidade institucional das prefeituras na gestão e finança; desenvolvimento de pessoal e planejamento; promover qualificação técnica para o desenvolvimento produtivo dos municípios integrantes; ampliar e melhorar a conectividade em área rurais dos municípios.

O diretor de planejamento e articulação política da Sudene, Marcos Falcão, disse que a organização entende que o desenvolvimento regional só é possível se houver parcerias institucionais. “Elas precisam existir para que possamos servir aos municípios que são os protagonistas se desse projeto. As ações desses parceiros têm por objetivo atender a população”, assegurou.

O prefeito Adailton Sousa enfatizou que o órgão federal hoje está mais próximo dos gestores municipais, o que não acontecia há tempos atrás, e está cumprindo um papel muito importante com ações que trazem benefícios para a população. “O projeto de desenvolvimento federativo é importante. Os prefeitos devem buscar essa relação entre as instituições para que seus projetos sejam realizados. Precisamos investir muito mais em planejamento para conseguirmos realizar os projetos. É um evento de relevância para o crescimento do nosso estado e do nosso país”, disse.

Em Sergipe, os municípios participantes do projeto são: Itabaiana, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis e São Miguel do Aleixo.

Também participaram do evento: Paulo Eirado (diretor- superintendente do Sebrae); Lenin Falcão ( gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB em Sergipe); Luciano Góis (coordenador do DNOCS em Sergipe); Haroldo Álvaro freire (superintendente federal da Agricultura em Sergipe).

Ficaram responsáveis pela organização do evento a Secretaria Municipal de Agricultura, na pessoa da secretária Lorena Souza, e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, na pessoa da secretária Sônia Carvalho.

img-4250_ee36c4a93f80967ef9c3758.jpg

01.Set.2022 , atualizado em 02.Set.2022