Itabaiana sedia III Capacitação Técnica Presencial Sobre o PPDE e Ações Integradas PNATE e Caminho da Escola

25.Out.2022 , atualizado em 25.Out.2022

Na manhã desta terça-feira (25) aconteceu, no Sest Senat-Itabaiana, a III Capacitação Técnica Presencial Sobre o PPDE e Ações Integradas PNATE e Caminho da Escola. O evento foi realizado com uma parceria entre CECAMPE-NORDESTE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Universidade Federal da Paraíba, com o apoio da UNDIME, UNCME, Secretaria de Educação do Estado de Sergipe e Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana.

A capacitação teve como principal objetivo proporcionar aos gestores das escolas, técnicos da secretarias e conselheiros o conhecimento do processo de execução financeira dos repasses de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola e Ações Integradas, tendo como referência documentos legais orientativos do programa com vista ao fortalecimento da gestão democrática dos recursos. Vale ressaltar que o curso foi aberto não somente para Itabaiana, mas também para municípios circunvizinhos.

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, ressaltou a importância de um evento deste porte na cidade, que está sendo anfitriã dos municípios participantes. "É sempre uma honra sediarmos eventos, sobretudo da educação, que é um dos principais pilares da nossa gestão. Toda e qualquer ação que tenha como meta ampliar a qualidade no ensino é bem-vinda", disse.

A secretária municipal de Educação, Ivanete Mendes refletiu sobre a necessidade de realizar esse tipo de formação. "Sempre surgem programas novos e muitas vezes realizamos a prática sem conhecer direito a teoria. É um momento muito proveitoso", afirmou.

Para o superintendente educacional de Itabaiana, Danilo Moura, o evento é importante para fortalecer a escola pública e proporcionar um ensino de qualidade.

A palestrante do evento, Profª Ma. Julita Batista da Cruz Lopes, formada pela Universidade Federal de Sergipe, dissertou mais detalhadamente sobre o tema e realizou avaliações pedagógicas com os participantes afim de entender qual o nível que os gestores e docentes estão em relação ao tema proposto. Também foi entregue aos participantes um diário de bordo para que seja registrado os conhecimentos que eles já t]em e os que adquiriram durante a capacitação.

25.Out.2022 , atualizado em 25.Out.2022