Na próxima sexta-feira, 09 de junho, a prefeitura de Itabaiana celebrará um marco importante na luta contra a violência de gênero com a inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). O Centro recebe o nome Vesta Maria de Góis, uma itabaianense que faleceu vítima do feminicídio em 1976.
Para o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, o CRAM é mais uma efetivação do seu plano de governo. “É uma grande realização enquanto gestor dessa cidade poder inaugurar o Centro de Atendimento à Mulher. O CRAM é um equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e articulado com o Tribunal de Justiça de Sergipe, por meio da Coordenadoria da Mulher. Com certeza será um marco para o nosso município”, disse.
Uma das principais características do CRAM é a sua abordagem interdisciplinar. O centro contará com profissionais capacitados nas áreas psicológica, social, jurídica, de orientação e informação. Essa equipe multidisciplinar estará pronta para oferecer apoio integral às mulheres em situação de violência, ajudando-as a superar traumas, a entender seus direitos e a encontrar soluções para suas circunstâncias.
Além disso, o CRAM também terá um papel fundamental na prevenção da violência contra a mulher, realizando ações educativas e de conscientização junto à comunidade. Serão desenvolvidos projetos que visam desconstruir padrões de comportamento nocivos e promover a igualdade de gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“A criação do CRAM é um passo importante na consolidação de políticas públicas efetivas no enfrentamento à violência contra a mulher. A gente reforça a importância de unir esforços para combater a violência de gênero através de ações concretas que acolham, cuidem e orientem a mulher em situação de violência”, disse Lucivânia Lisboa, coordenadora do CRAM e responsável pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
A inauguração do CRAM contará com a presença de autoridades, como a Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), a Juíza Drª Jumara Porto Pinheiro, e a Promotora de Justiça Drª Maria Rita. O evento, além de marcar o início das atividades do centro, servirá como um momento de reflexão e fortalecimento do compromisso coletivo em combater a violência de gênero.
A inauguração ocorrerá às 09h na Rua Antônio Dutra, 222.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00