Julho Amarelo: Secretaria de Saúde promoverá conscientização sobre as Hepatites Virais

25.Jul.2023 , atualizado em 26.Jul.2023

O mês de Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, uma infecção que atinge o fígado causando alterações leves, moderadas ou graves. Para promover a conscientização da população sobre a doença, a Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Saúde, levará orientações, testes rápidos e outros serviços para a Praça João Pessoa, no centro da cidade. A ação acontece na próxima quarta-feira, 26, das 08 às 12h.

A ação contará com os seguintes serviços:

• Distribuição de preservativo
  • Aferição de pressão arterial;
  • Aferição da glicemia;
  • Vacinação;
  • Orientação em saúde;
  • Realização de testes rápidos: HIV, sífilis e hepatites B e C

Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada as hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.

25.Jul.2023 , atualizado em 26.Jul.2023