A prefeitura de Itabaiana, em parceria com a Emdagro e com a Câmara Municipal, realizou uma ação de combate ao Caramujo Africao, uma espécie com alta capacidade de reprodução considerado uma praga que invade e destrói hortas e jardins. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 21, no povoado Canário, zona rural de Itabaiana.
“A nossa tentativa é combater esse inimigo que hoje é um caso de saúde pública, pois ele provoca doenças, e um caso de economia, já que ele estraga todo tipo de lavoura. Em Itabaiana, tem atingido a plantação de hortaliças e de batata, dificultando a vida do produtor rural”, disse Adailton do Santos, engenheiro agrônomo e especialista da área.
Para o agricultor Airton da Silva, a situação tem provocado preocupação. “A gente tá sofrendo porque ele se espalha rápido demais. A nossa lavoura está toda perdida, pois eles comem tudo e destroem. Vamos torcer pra amenizar a situação e a gente poder voltar a trabalhar”, disse.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, o curso foi realizado em duas fases. Na primeira, as orientações foram direcionadas aos Agentes Comunitários de saúde e a segunda diretamente aos produtores rurais com o objetivo de orientar sobre o combate.
Além de prejudicar a produção agrícola, as autoridades de saúde alertam que o Caramujo Gigante Africano pode causar Meningite, Hemorragia estomacal e outras doenças.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00